O presente painel apresenta resultados de diferentes pesquisas, desenvolvidas em estados de três regiões brasileiras (RS, ES e RN), com o intuito de discutir os processos formativos de professores a partir da premissa do compartilhamento de ações. O primeiro trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa longitudinal, do tipo teórico-empírica, que toma como suporte pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, tendo como objetivo investigar processos formativos de professores desenvolvidos em um Clube de Matemática, em uma perspectiva coletiva. A partir dos mesmos referenciais teóricos, o segundo trabalho tem como objetivo analisar o compartilhamento de ações nas relações estabelecidas entre os sujeitos no processo formativo no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi conduzida entre julho e dezembro de 2021, com um núcleo de Matemática do referido programa, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas. Por fim, o terceiro trabalho tem como objetivo investigar o compartilhamento das ações de formação entre coordenadores pedagógicos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, durante o percurso formativo em uma Rede Municipal, considerando as aprendizagens sobre o processo de alfabetização a partir da Psicogênese da Língua Escrita. O percurso formativo envolveu 54 coordenadores pedagógicos e se dividiu em três momentos durante o ano letivo de 2023. Embora desenvolvidas em distintas instituições e, nesse sentido, envolvendo diferentes sujeitos, os três textos aqui apresentados pautam-se em pressupostos teóricos que se aproximam da Teoria Histórico-Cultural. Como resultados, apontam para a importância do compartilhamento de ações nos processos formativos de professores.