Este trabalho objetivou analisar a operacionalização da Meta 4 do Plano Municipal de Educação -PME pela Secretaria Municipal de Educação-SME de Belém do Brejo do Cruz-PB, que se alinha com o Plano Nacional de Educação - PNE, quanto ao atendimento ao direito à inclusão das crianças com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. O estudo seguiu a metodologia qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 1986) e como procedimentos a revisão da literatura sobre os dispositivos legais que institui o direito à inclusão no Brasil e a Educação Inclusiva. Além disso, ao considerar o término da década do PNE em 2024, e do PME em 2025, realizou-se a análise crítico-interpretativa do documento do monitoramento construído pela SME para atender uma solicitação do Ministério Público do Estado da Paraíba - PB que tem acompanhado a efetivação dos dois planos. Os resultados revelam que com a implementação do Projeto Incluir e Aprender, que das 27 estratégias da referida meta, somente 5 não foram implementadas e que precisam de articulação com outras instituições e determinação política para serem finalizadas até o final da década do PME.