Este trabalho tem, como temática, discustir sobre os aspectos da pedagogia das competências presentes nas resoluções presentes nas resoluções CNE/CP n. 2/2002, CNE/CP n. 2/2015, CNE/CP n. 2/2019 e CNE/CP n. 1/2020 e no Parecer n. 04/2024 para a formação inicial e continuada de professores da educação básica. A metodologia utilizada para as análises das resoluções e do parecer supramencionado, foi de natureza bibliográfica. Os resultados apontam que, diferentemente da resolução de nº 02/2015, as resoluções posteriores, bem como o parecer estão bastante alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que pode implicar em consequências tanto para a formação docente quanto para o trabalho pedagógico. Entendemos assim, que estas resoluções tendem a limitar a formação de professores somente a reprodutores de práticas pré-determinadas, a executor de currículo, ao saber-fazer, tendência esta, acentuada a racionalidade prática, na medida que se caracterizam como reformas neoliberais de interesse mercadológicos, colaborando assim para o aprofundamento da desvalorização do magistério por meio do aligeiramento e da precarização da formação docente.