Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A INFLUÊNCIA DE UM(A) PROFESSOR(A) NA CONSTITUIÇÃO DO SER DOCENTE E A CORRELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116409
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 1783
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DE UM(A) PROFESSOR(A) NA CONSTITUIÇÃO DO SER DOCENTE E A CORRELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Didática Geral aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino para facilitar a aprendizagem, examinando teorias pedagógicas, estratégias de planejamento, organização, execução do ensino e avaliação dos resultados educacionais. Também se preocupa com a adaptação do ensino à diversidade dos estudantes, promovendo práticas inclusivas e equitativas. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência do(a) professor(a) da educação básica na constituição do ser docente dos alunos(as) que chegam no curso de Pedagogia, estabelecendo uma correlação entre essa influência e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes considerados inesquecíveis. A metodologia se ancora na abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa e os dados foram produzidos durante atividade na disciplina de Didática Geral do curso de Pedagogia de uma IES pública, situada no interior do Ceará, a partir da seguinte provocação: Pense em um(a) professor(a) da Educação básica que você considera inesquecível e justifique sua escolha. A investigação teve como aporte teórico Freire (1998), Farias et all (2014), d’Àvila (2023) e Minayo (2001). A pesquisa descritiva revelou que os(as) alunos(as) sentem a necessidade de uma didática diferenciada e de uma relação mais humana. E que embora alguns alunos tenham uma má relação com seus professores, destacam-se os relatos positivos. Alunos (as) que tiveram boas relações com seus docentes e experimentaram uma didática diferenciada tendem a ser mais participativos e ativos em sala de aula, pode-se inferir que uma boa relação com o(a) professor(a) tem um impacto positivo e duradouro na formação pessoal e profissional dos futuro docentes."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1783_TB687_15072024215325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ LORRAN MENEZES SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ LORRAN"
    "autor_email" => "lorranpessoal13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116409
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 1783
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DE UM(A) PROFESSOR(A) NA CONSTITUIÇÃO DO SER DOCENTE E A CORRELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Didática Geral aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino para facilitar a aprendizagem, examinando teorias pedagógicas, estratégias de planejamento, organização, execução do ensino e avaliação dos resultados educacionais. Também se preocupa com a adaptação do ensino à diversidade dos estudantes, promovendo práticas inclusivas e equitativas. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência do(a) professor(a) da educação básica na constituição do ser docente dos alunos(as) que chegam no curso de Pedagogia, estabelecendo uma correlação entre essa influência e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes considerados inesquecíveis. A metodologia se ancora na abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa e os dados foram produzidos durante atividade na disciplina de Didática Geral do curso de Pedagogia de uma IES pública, situada no interior do Ceará, a partir da seguinte provocação: Pense em um(a) professor(a) da Educação básica que você considera inesquecível e justifique sua escolha. A investigação teve como aporte teórico Freire (1998), Farias et all (2014), d’Àvila (2023) e Minayo (2001). A pesquisa descritiva revelou que os(as) alunos(as) sentem a necessidade de uma didática diferenciada e de uma relação mais humana. E que embora alguns alunos tenham uma má relação com seus professores, destacam-se os relatos positivos. Alunos (as) que tiveram boas relações com seus docentes e experimentaram uma didática diferenciada tendem a ser mais participativos e ativos em sala de aula, pode-se inferir que uma boa relação com o(a) professor(a) tem um impacto positivo e duradouro na formação pessoal e profissional dos futuro docentes."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1783_TB687_15072024215325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ LORRAN MENEZES SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ LORRAN"
    "autor_email" => "lorranpessoal13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A disciplina de Didática Geral aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino para facilitar a aprendizagem, examinando teorias pedagógicas, estratégias de planejamento, organização, execução do ensino e avaliação dos resultados educacionais. Também se preocupa com a adaptação do ensino à diversidade dos estudantes, promovendo práticas inclusivas e equitativas. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência do(a) professor(a) da educação básica na constituição do ser docente dos alunos(as) que chegam no curso de Pedagogia, estabelecendo uma correlação entre essa influência e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes considerados inesquecíveis. A metodologia se ancora na abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa e os dados foram produzidos durante atividade na disciplina de Didática Geral do curso de Pedagogia de uma IES pública, situada no interior do Ceará, a partir da seguinte provocação: Pense em um(a) professor(a) da Educação básica que você considera inesquecível e justifique sua escolha. A investigação teve como aporte teórico Freire (1998), Farias et all (2014), d’Àvila (2023) e Minayo (2001). A pesquisa descritiva revelou que os(as) alunos(as) sentem a necessidade de uma didática diferenciada e de uma relação mais humana. E que embora alguns alunos tenham uma má relação com seus professores, destacam-se os relatos positivos. Alunos (as) que tiveram boas relações com seus docentes e experimentaram uma didática diferenciada tendem a ser mais participativos e ativos em sala de aula, pode-se inferir que uma boa relação com o(a) professor(a) tem um impacto positivo e duradouro na formação pessoal e profissional dos futuro docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.