A disciplina de Didática Geral aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino para facilitar a aprendizagem, examinando teorias pedagógicas, estratégias de planejamento, organização, execução do ensino e avaliação dos resultados educacionais. Também se preocupa com a adaptação do ensino à diversidade dos estudantes, promovendo práticas inclusivas e equitativas. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência do(a) professor(a) da educação básica na constituição do ser docente dos alunos(as) que chegam no curso de Pedagogia, estabelecendo uma correlação entre essa influência e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes considerados inesquecíveis. A metodologia se ancora na abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa e os dados foram produzidos durante atividade na disciplina de Didática Geral do curso de Pedagogia de uma IES pública, situada no interior do Ceará, a partir da seguinte provocação: Pense em um(a) professor(a) da Educação básica que você considera inesquecível e justifique sua escolha. A investigação teve como aporte teórico Freire (1998), Farias et all (2014), d’Àvila (2023) e Minayo (2001). A pesquisa descritiva revelou que os(as) alunos(as) sentem a necessidade de uma didática diferenciada e de uma relação mais humana. E que embora alguns alunos tenham uma má relação com seus professores, destacam-se os relatos positivos. Alunos (as) que tiveram boas relações com seus docentes e experimentaram uma didática diferenciada tendem a ser mais participativos e ativos em sala de aula, pode-se inferir que uma boa relação com o(a) professor(a) tem um impacto positivo e duradouro na formação pessoal e profissional dos futuro docentes.