A ludicidade é um fenômeno inerente ao ser humano, considerando o indivíduo enquanto ser plural/único. Este painel aborda a importância dos saberes para o ensino construído por futuros pedagogos, com foco na valorização de processos formativos sensíveis, criativos, consequentemente, de uma educação mais democrática. O objetivo central foi analisar concepções de ludicidade na formação inicial de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual da Sudoeste da Bahia (UESB) campus Itapetinga, destacando saberes e práticas. O primeiro artigo “Aqui e agora”: o lugar da ludicidade na constituição da docência " analisa qual lugar a ludicidade ocupa no exercício da docência. O segundo artigo “A ludicidade como princípio formativo: rastreando as percepções de futuras(os) pedagogas(os) da UESB " investiga como os processos de ensino e aprendizagem foram desenvolvidos em torno da ludicidade como princípio formativo. O último artigo "Ludicidade na Formação de Professores: Desafios e Potenciais" explora a importância da ludicidade na formação docente, discutindo diferentes concepções teóricas e práticas. Assim, esta proposta se fundamenta nos estudos de Luckesi (2000; 2014; 2018) e Lopes (2004; 2014), que concebem a ludicidade como uma experiência integral e profunda, superando a mera associação com jogos e entretenimento. Também se apoia nas pesquisas sobre formação e ludicidade (FERREIRA, 2020) e ensino superior lúdico (D'ÁVILA; FERREIRA, 2018), que ressaltam a relevância da ludicidade na formação de professores e sua contribuição para práticas educativas inovadoras e sensíveis. Dessa forma, explorar a ludicidade na formação de professores amplia a compreensão das dinâmicas sociais na Educação Básica e Superior.