TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SENTIDOS, LIMITES E CONTRADIÇÕES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115991 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SENTIDOS, LIMITES E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "O trabalho pedagógico dos/as professores/as da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desperta inúmeras possiblidades de pesquisa em educação. Neste painel, a temática é abordada a partir de três perspectivas, a saber: o trabalho pedagógico durante a pandemia do Covid-19, em contexto do Mestrado Profissional em EPT; das resistências e dificuldades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) especialmente, por professores/as da área de humanas; e das implicações no trabalho pedagógico na EPT, advindas de contradições das ações de políticas educacionais no campo do currículo e da formação de professores. Os estudos, aqui agrupados, caracterizam-se como pesquisas qualitativas e utilizam diferentes procedimentos para a produção e análise dos dados. Os resultados alcançados demonstram que, dentre os/as professores/as do Mestrado Profissional em EPT, constatou-se alguns sentidos no que concerne à reorganização no planejamento e nas metodologias, aos desafios, à intensificação e precarização do trabalho, ao cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Em relação ao uso das TDICs, verificou-se que os professores com formação na área de ciências humanas julgam importante o uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, mas demonstram dificuldades em sua aplicação quando esta transcende à apresentação de slides em sala de aula. Sobre as implicações no trabalho pedagógico na EPT advindas das contradições das ações de políticas educacionais, verificou-se que o trabalho pedagógico dos professores da EPT será sempre transformado por questões estruturais e superestruturais e pelas contradições das condições objetivas que se apresentam na escola." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1223_TB68_09102024154120.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SARA CASTAMAN" "autor_nome_curto" => "ANA SARA" "autor_email" => "ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115991 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SENTIDOS, LIMITES E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "O trabalho pedagógico dos/as professores/as da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desperta inúmeras possiblidades de pesquisa em educação. Neste painel, a temática é abordada a partir de três perspectivas, a saber: o trabalho pedagógico durante a pandemia do Covid-19, em contexto do Mestrado Profissional em EPT; das resistências e dificuldades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) especialmente, por professores/as da área de humanas; e das implicações no trabalho pedagógico na EPT, advindas de contradições das ações de políticas educacionais no campo do currículo e da formação de professores. Os estudos, aqui agrupados, caracterizam-se como pesquisas qualitativas e utilizam diferentes procedimentos para a produção e análise dos dados. Os resultados alcançados demonstram que, dentre os/as professores/as do Mestrado Profissional em EPT, constatou-se alguns sentidos no que concerne à reorganização no planejamento e nas metodologias, aos desafios, à intensificação e precarização do trabalho, ao cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Em relação ao uso das TDICs, verificou-se que os professores com formação na área de ciências humanas julgam importante o uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, mas demonstram dificuldades em sua aplicação quando esta transcende à apresentação de slides em sala de aula. Sobre as implicações no trabalho pedagógico na EPT advindas das contradições das ações de políticas educacionais, verificou-se que o trabalho pedagógico dos professores da EPT será sempre transformado por questões estruturais e superestruturais e pelas contradições das condições objetivas que se apresentam na escola." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1223_TB68_09102024154120.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SARA CASTAMAN" "autor_nome_curto" => "ANA SARA" "autor_email" => "ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }