O trabalho pedagógico dos/as professores/as da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desperta inúmeras possiblidades de pesquisa em educação. Neste painel, a temática é abordada a partir de três perspectivas, a saber: o trabalho pedagógico durante a pandemia do Covid-19, em contexto do Mestrado Profissional em EPT; das resistências e dificuldades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) especialmente, por professores/as da área de humanas; e das implicações no trabalho pedagógico na EPT, advindas de contradições das ações de políticas educacionais no campo do currículo e da formação de professores. Os estudos, aqui agrupados, caracterizam-se como pesquisas qualitativas e utilizam diferentes procedimentos para a produção e análise dos dados. Os resultados alcançados demonstram que, dentre os/as professores/as do Mestrado Profissional em EPT, constatou-se alguns sentidos no que concerne à reorganização no planejamento e nas metodologias, aos desafios, à intensificação e precarização do trabalho, ao cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Em relação ao uso das TDICs, verificou-se que os professores com formação na área de ciências humanas julgam importante o uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, mas demonstram dificuldades em sua aplicação quando esta transcende à apresentação de slides em sala de aula. Sobre as implicações no trabalho pedagógico na EPT advindas das contradições das ações de políticas educacionais, verificou-se que o trabalho pedagógico dos professores da EPT será sempre transformado por questões estruturais e superestruturais e pelas contradições das condições objetivas que se apresentam na escola.