A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DA CRIANÇA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116145 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa, de caráter qualitativo, aborda de que modo o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária na escola impacta na constituição do aluno enquanto sujeito leitor. Para tanto, foram desenvolvidas contações de história e rodas de conversa com turmas do 1° ao 5° ano de uma escola pública do Paraná, a fim de dialogar com as contribuições teóricas acerca do tema. Nesse sentido, temos como referencial de discussão: a função social da literatura, a literatura infantil e a escolarização da literatura. A partir da participação dos sujeitos da pesquisa, percebemos que a leitura de textos literários na escola ocorre, majoritariamente, durante as aulas, como recurso didático-pedagógico ou em momentos de “tempo ócio” dentro da rotina escolar, o que tende a afastar o real contato do aluno com o objeto literário, dificultando assim o desenvolvimento do gosto pela leitura literária. Além disso, muitos alunos têm somente a escola como ambiente de contato com a literatura, o que fortalece ainda mais a importância da escola em promover momentos específicos para a leitura literária. Entretanto, os alunos se mostraram empolgados com a contação de história, o que revela o interesse dos mesmos em usufruir de momentos de contato com a literatura por prazer. Desse modo, ressaltamos que a escola deve considerar as predisposições dos alunos em conhecer os textos literários, a fim de contemplar o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária para além dos objetivos de ensino-aprendizagem, objetivando a formação humana e leitora dos alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1607_TB302_19082024095603.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CRISTINA ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renataolive042@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116145 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa, de caráter qualitativo, aborda de que modo o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária na escola impacta na constituição do aluno enquanto sujeito leitor. Para tanto, foram desenvolvidas contações de história e rodas de conversa com turmas do 1° ao 5° ano de uma escola pública do Paraná, a fim de dialogar com as contribuições teóricas acerca do tema. Nesse sentido, temos como referencial de discussão: a função social da literatura, a literatura infantil e a escolarização da literatura. A partir da participação dos sujeitos da pesquisa, percebemos que a leitura de textos literários na escola ocorre, majoritariamente, durante as aulas, como recurso didático-pedagógico ou em momentos de “tempo ócio” dentro da rotina escolar, o que tende a afastar o real contato do aluno com o objeto literário, dificultando assim o desenvolvimento do gosto pela leitura literária. Além disso, muitos alunos têm somente a escola como ambiente de contato com a literatura, o que fortalece ainda mais a importância da escola em promover momentos específicos para a leitura literária. Entretanto, os alunos se mostraram empolgados com a contação de história, o que revela o interesse dos mesmos em usufruir de momentos de contato com a literatura por prazer. Desse modo, ressaltamos que a escola deve considerar as predisposições dos alunos em conhecer os textos literários, a fim de contemplar o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária para além dos objetivos de ensino-aprendizagem, objetivando a formação humana e leitora dos alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1607_TB302_19082024095603.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CRISTINA ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renataolive042@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }