A presente pesquisa, de caráter qualitativo, aborda de que modo o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária na escola impacta na constituição do aluno enquanto sujeito leitor. Para tanto, foram desenvolvidas contações de história e rodas de conversa com turmas do 1° ao 5° ano de uma escola pública do Paraná, a fim de dialogar com as contribuições teóricas acerca do tema. Nesse sentido, temos como referencial de discussão: a função social da literatura, a literatura infantil e a escolarização da literatura. A partir da participação dos sujeitos da pesquisa, percebemos que a leitura de textos literários na escola ocorre, majoritariamente, durante as aulas, como recurso didático-pedagógico ou em momentos de “tempo ócio” dentro da rotina escolar, o que tende a afastar o real contato do aluno com o objeto literário, dificultando assim o desenvolvimento do gosto pela leitura literária. Além disso, muitos alunos têm somente a escola como ambiente de contato com a literatura, o que fortalece ainda mais a importância da escola em promover momentos específicos para a leitura literária. Entretanto, os alunos se mostraram empolgados com a contação de história, o que revela o interesse dos mesmos em usufruir de momentos de contato com a literatura por prazer. Desse modo, ressaltamos que a escola deve considerar as predisposições dos alunos em conhecer os textos literários, a fim de contemplar o trabalho com a literatura infantil e a leitura literária para além dos objetivos de ensino-aprendizagem, objetivando a formação humana e leitora dos alunos.