As pesquisas aqui reunidas pretendem contribuir para a compreensão da prática docente como processo construído na interação e na coletividade. A partir do conceito de desenvolvimento profissional docente, em que as etapas de formação são um continuum que perpassam e que se articulam de forma intrínseca pela trajetória dos profissionais, pode-se destacar que os professores aprendem e se desenvolvem profissionalmente mediante a participação em diferentes práticas, processos e contextos. Uma reflexão inicial concebe o papel do coordenador pedagógico, enquanto mediador, formador e articulador comprometido com o desenvolvimento do currículo escolar por meio de um trabalho coletivo e dialógico. O segundo artigo investiga como ocorreu o desenvolvimento de docentes, de dois cursos de Medicina para uso crítico de Tecnologias da Informação e Comunicação e conclui que na educação médica tal perspectiva não é, ainda, uma prática constante. Por fim, o terceiro artigo apresenta as percepções e entendimentos de orientadores pedagógicos em exercício na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Gonçalo (RJ), a respeito da formação continuada oferecida aos profissionais da educação. Os dados analisados apontam para uma percepção positiva com relação às ações de formação continuada oferecidas pela SEMED, apesar destas ainda carecerem de adequações às necessidades e interesses dos professores. Ao concluir esse conjunto de reflexões sobre o tema tem-se que a aprendizagem conjunta dos professores e o foco no ensino e seus dilemas como objeto de reflexão e investigação podem colaborar para o desenvolvimento profissional docente.