Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS PERPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS ANÁLISE DOS PPC DAS LICENCIATURAS

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116272
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 500
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS PERPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS ANÁLISE DOS PPC DAS LICENCIATURAS"
    "resumo" => "O debate em torno da formação inicial de professores não é recente no Brasil, porém se trata de uma temática que tem fomentado discussões cada vez mais intensas, haja vista as configurações que tem recebido nos últimos anos, às quais têm colocado em tela uma formação aligeirada, fragilizada e pautada no fazer docente. Em busca de contribuir com essas discussões, esse painel se propõe a discutir sobre as Perspectivas Epistemológicas encontradas na Formação Inicial de Professores e as implicações no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa ora apresentada configura-se como bibliográfico-documental e se ancora no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de compreender, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos – das licenciaturas de instituições públicas e privadas, como a formação inicial de professores tem acontecido nas seguintes regiões: Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste e qual epistemologia tem fundamentado essas formações, bem como as implicações no contexto escolar. Destaca-se que os PPCs foram analisados por meio de uma ficha de analítica, que favoreceu a análise das categorias: Formação de Professores para EJA e para a Educação Especial/Inclusão e a Extensão Universitária na formação inicial de professores. Face ao exposto, tecemos as seguintes considerações: 1. As modalidades são pouco citadas nos PPCs mesmo sendo um direito e áreas de atuação do futuro professor; 2. A extensão ainda não aparece nos PPCs como um eixo que fortalece a formação inicial de professores; 3. A epistemologia de formação de professores preponderante nas licenciaturas é a epistemologia da prática."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID162_TB500_02102024225819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLI VIEIRA LINS DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "MARLI"
    "autor_email" => "marli.assis@edu.se.df.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116272
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 500
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS PERPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS ANÁLISE DOS PPC DAS LICENCIATURAS"
    "resumo" => "O debate em torno da formação inicial de professores não é recente no Brasil, porém se trata de uma temática que tem fomentado discussões cada vez mais intensas, haja vista as configurações que tem recebido nos últimos anos, às quais têm colocado em tela uma formação aligeirada, fragilizada e pautada no fazer docente. Em busca de contribuir com essas discussões, esse painel se propõe a discutir sobre as Perspectivas Epistemológicas encontradas na Formação Inicial de Professores e as implicações no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa ora apresentada configura-se como bibliográfico-documental e se ancora no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de compreender, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos – das licenciaturas de instituições públicas e privadas, como a formação inicial de professores tem acontecido nas seguintes regiões: Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste e qual epistemologia tem fundamentado essas formações, bem como as implicações no contexto escolar. Destaca-se que os PPCs foram analisados por meio de uma ficha de analítica, que favoreceu a análise das categorias: Formação de Professores para EJA e para a Educação Especial/Inclusão e a Extensão Universitária na formação inicial de professores. Face ao exposto, tecemos as seguintes considerações: 1. As modalidades são pouco citadas nos PPCs mesmo sendo um direito e áreas de atuação do futuro professor; 2. A extensão ainda não aparece nos PPCs como um eixo que fortalece a formação inicial de professores; 3. A epistemologia de formação de professores preponderante nas licenciaturas é a epistemologia da prática."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID162_TB500_02102024225819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLI VIEIRA LINS DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "MARLI"
    "autor_email" => "marli.assis@edu.se.df.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O debate em torno da formação inicial de professores não é recente no Brasil, porém se trata de uma temática que tem fomentado discussões cada vez mais intensas, haja vista as configurações que tem recebido nos últimos anos, às quais têm colocado em tela uma formação aligeirada, fragilizada e pautada no fazer docente. Em busca de contribuir com essas discussões, esse painel se propõe a discutir sobre as Perspectivas Epistemológicas encontradas na Formação Inicial de Professores e as implicações no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa ora apresentada configura-se como bibliográfico-documental e se ancora no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de compreender, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos – das licenciaturas de instituições públicas e privadas, como a formação inicial de professores tem acontecido nas seguintes regiões: Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste e qual epistemologia tem fundamentado essas formações, bem como as implicações no contexto escolar. Destaca-se que os PPCs foram analisados por meio de uma ficha de analítica, que favoreceu a análise das categorias: Formação de Professores para EJA e para a Educação Especial/Inclusão e a Extensão Universitária na formação inicial de professores. Face ao exposto, tecemos as seguintes considerações: 1. As modalidades são pouco citadas nos PPCs mesmo sendo um direito e áreas de atuação do futuro professor; 2. A extensão ainda não aparece nos PPCs como um eixo que fortalece a formação inicial de professores; 3. A epistemologia de formação de professores preponderante nas licenciaturas é a epistemologia da prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.