No presente painel integra três pesquisas desenvolvidas na formação de professores(as) inicial e continuada tecidas a partir de reflexões narrativas. O primeiro texto tem como objetivo investigar as dificuldades e contribuições apontadas pelos estagiários do Curso de Pedagogia da UEMA, Campus Caxias sobre os Estágios Curriculares Supervisionados para a formação e a construção da identidade profissional docente. O segundo texto objetiva compreender a articulação e mobilização dos saberes e fazeres da prática pedagógica alfabetizadora em escola multisseriada. E o terceiro texto tem como objetivo compreender as contribuições da escrita narrativa (auto)biográfica no meio virtual e seus reflexos no processo de formação de professores(as) na Educação Superior. As três pesquisas primaram por uma abordagem qualitativa com os usos metodológicos de escritas narrativas de estudantes de pedagogia, professores(as) formadores na Educação Superior e de professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em suas respectivas realidades. As três pesquisas trazem contribuições na construção de conhecimentos na formação de professores. A primeira pesquisa revelou a grande importância que os Estágios Curriculares Supervisionados exercem sobre a construção da identidade docente, bem como as suas contribuições para a formação e prática docente do estagiário. O segundo estudo evidencia narrativas revelando que os saberes constituídos na formação inicial dessas professoras alfabetizadora têm ressignificado em detrimento dos contextos socioculturais. E a terceira pesquisa foi possível refletir que o desenvolvimento da pesquisaformação no ciberespaço com o uso do e-mail como dispositivo metodológico, ultrapassou as lógicas instituídas construindo um conjunto significativo de aprendizagens e conhecimentos tecidos na formação pelo narrar.