A pesquisa investiga a compreensão de professores de história dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Serra-ES a respeito das noções de patrimônio cultural e história local no ensino de história e os principais desafios que enfrentam em sala de aula no trabalho com essas temáticas. O aporte teórico apoia-se no pensamento de Schmidt e Cainelli (2004), Rüsen (2011), Bloch (2001), Abreu e Chagas (2009) e Oriá (2023). Este estudo se orienta metodologicamente nos pressupostos da abordagem histórica de Marc Bloch (2001), com aplicação de questionário semiestruturado. A análise preliminar dos questionários aponta indícios dos modos como os docentes da rede municipal da Serra-ES respondem a essa problemática. Entre identidade e pertencimento e aproximação entre a história e o contexto de vida dos estudantes, os 14 docentes respondentes revelaram compreender uma razão palpável para trabalhar a história e seus conteúdos. Evidenciando noções conceituais e procedimentais, os docentes consideram possível que essas temáticas contribuam para a formação da consciência histórica dos estudantes (RÜSEN, 2011).