O painel tem como objetivo socializar pesquisas e práticas desenvolvidas no campo científico e prático da Pedagogia, tomando como contexto a Região Norte do país, mas especificamente os estados do Amazonas e Roraima. No seu conjunto, o painel permite uma compreensão crítica acerca da formação inicial e contínua no contexto dos/as licenciados/as em Pedagogia, tomando como referência a análise de dois cursos situados, respectivamente, na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade Federal de Roraima. A partir do terceiro texto, permite ampliar a margem de análise do sentido da Pedagogia no contexto da saúde no estado do Amazonas, refletindo outros espaços, que mesmo não escolares ainda são pedagógicos por natureza. O objetivo que norteia todos os textos do painel é explicitar e refletir os saberes e fazeres da Pedagogia e dos Pedagogos na interface com a didática, pensando a formação de Pedagogos/as e professores/as no contexto do Norte do País. As pesquisas foram desenvolvidas contando com diferentes abordagens metodológicas, tais como: análise documental, entrevista, observação e atividade de campo, e analisadas à luz da Pedagogia e Didática de cunho crítico, a partir do que elaboram os autores Franco (2001) Pimenta (1996), Pimenta et al (2017), Franco (2001), Saviani (2021), Pimenta, Pinto, Severo (2020; 2022), Libâneo (2010), Pimenta e Lima (2017), Pimenta (2023), D’Ávila (2023), Ghedin, Oliveira e Oliveira (2015) entre outros. Deste resulta a análise de que a Pedagogia e a Dídática, enquanto campos de conhecimento, não foram abraçados nos seus limites propositivos e críticos nos cursos e práticas investigados/as.