A formação possibilita a criação de espaços reflexivos para que os licenciandos e professores aprendam a conviver com a mudança. O objetivo deste trabalho é analisar as publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a prática docente de formadores de professores de cursos de Licenciatura em Química. Essa pesquisa se caracteriza como um levantamento bibliográfico dos trabalhos completos publicados no período de 2017 a 2022 nos eventos supracitados. A análise dos dados foi à luz da Análise Textual Discursiva, obtendo uma categoria emergente denominada: A inovação educativa: prática de formadores de professores de Química. Em suma, foi possível identificar a escolha por aulas expositivas, embora tenham o intuito de trazer diálogo com os discentes. Sendo possível identificar a existência de práticas inovadoras, como a construção de um caso investigativo. É necessário ampliar as pesquisas sobre os currículos institucionais e a formação dos formadores de professores de Química.