DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116113 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 1725 "titulo" => "DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1725_TB255_16092024124844.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE MACIEL DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackmaaciel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116113 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 1725 "titulo" => "DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1725_TB255_16092024124844.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE MACIEL DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackmaaciel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }