De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação.