Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116113
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 255
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO"
    "resumo" => "De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1725_TB255_16092024124844.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE MACIEL DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackmaaciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116113
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 255
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "DESAFIOS DE UMA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E APRENDENTE EM MEIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIOS CAMPESINOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO"
    "resumo" => "De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1725_TB255_16092024124844.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE MACIEL DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackmaaciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

De natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e em um caso específico, com o uso da pesquisa participante, as produções do painel destacam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) em diálogo com a pedagogia práxis e a ecopedagogia; as escrevivências de jovens rurais e o processo de fechamento de escolas multisseriadas enquanto ameaça ao direito à educação. O trabalho “Pedagogia da práxis, ecopedagogia e a contextualização: diálogos possíveis” apresenta a ecopedagogia como um conceito em construção, que na sua relação com a pedagogia da práxis promove a reflexão sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos, a partir da contextualização dos conhecimentos que perpassam a escola. O trabalho “Escreviver: os jovens do centro de formação Dom José Rodrigues e a afirmação do pertencimento aos territórios rurais” analisa e reflete sobre o ato de escrever como fortalecedor do pertencimento aos territórios rurais, tendo como a base empírica as oficinas de literatura e escrita realizadas com os jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues, república estudantil do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), em Juazeiro - BA. O último trabalho “O fechamento das escolas multisseriadas no campo e o direito a uma educação contextualizada” revela que a quantidade de alunos por escola tem sido a principal motivação para paralisação e/ou fechamento das escolas do campo. Ressalta-se a multissérie como uma organização pedagógica viável, potencialmente formativa, sendo necessário o reconhecimento público da sua existência, para que se melhore as condições de atendimento do direito à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.