Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116219
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do planejamento e desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA), no formato de uma História em Quadrinhos (HQ) voltada ao ensino do conceito matemático de números por professores em formação inicial, participantes do Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis. A metodologia de pesquisa escolhida foi o experimento formativo, que foi desenvolvido com 35 clubistas entre os anos de 2021 a 2023. Os resultados obtidos nos levaram a compreender que é possível outra organização do processo de ensino dos conceitos matemáticos que permita superar a forma cristalizada em que se encontra a aprendizagem de matemática na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID630_TB425_11072024144650.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMIR DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMIR"
    "autor_email" => "josemir_carmo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116219
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do planejamento e desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA), no formato de uma História em Quadrinhos (HQ) voltada ao ensino do conceito matemático de números por professores em formação inicial, participantes do Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis. A metodologia de pesquisa escolhida foi o experimento formativo, que foi desenvolvido com 35 clubistas entre os anos de 2021 a 2023. Os resultados obtidos nos levaram a compreender que é possível outra organização do processo de ensino dos conceitos matemáticos que permita superar a forma cristalizada em que se encontra a aprendizagem de matemática na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID630_TB425_11072024144650.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMIR DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMIR"
    "autor_email" => "josemir_carmo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do planejamento e desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA), no formato de uma História em Quadrinhos (HQ) voltada ao ensino do conceito matemático de números por professores em formação inicial, participantes do Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis. A metodologia de pesquisa escolhida foi o experimento formativo, que foi desenvolvido com 35 clubistas entre os anos de 2021 a 2023. Os resultados obtidos nos levaram a compreender que é possível outra organização do processo de ensino dos conceitos matemáticos que permita superar a forma cristalizada em que se encontra a aprendizagem de matemática na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.