As pesquisas apresentadas neste painel se entrecruzam na problematização da formação de professores e as suas necessidades formativas no contexto da Educação Básica e no Ensino Superior. O primeiro trabalho desenvolve-se na metodologia da Análise de Políticas Públicas (CAVALCANTE, 2007) que teve como base o documento do Monitoramento Plano Municipal de Educação-PME que está alinhado ao Plano Nacional de Educação-PNE realizado pela Secretaria Municipal de Educação-SME de um município da Paraíba, sob exigência do Ministério Público. O objetivo foi analisar como a SME operacionalizou a Meta 15 e suas respectivas as estratégias que tratam da formação inicial dos professores que está presente nos dois planos. O segundo trabalho enfoca a condição do professor do Ensino Superior ser formador e formado no contexto do PIBID desenvolvido no subprojeto Português da UFERSA. O trabalho objetiva investigar a relação entre a formação e a prática docente em que a autora realiza a autorreflexão e reconhece o programa como espaço de aprendizagens recíprocas entre os participantes. O último estudo, resulta de uma pesquisa que objetivou investigar os principais desafios enfrentados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sua inclusão no CERES/UFRN e constata que há necessidade de capacitação/formação do corpo docente da instituição no intuito de garantir o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais específicas no ensino superior. As análises apresentadas nos textos mostram fragilidades e avanços nas políticas formativas e o quanto ainda se precisa de ações formativas dos profissionais para inclusão acontecer no ensino superior.