Esse simpósio tem como objetivo descrever, discutir e problematizar a educação em sua dimensão plural, entendendo a mesma como um fenômeno sociocultural amplo e múltiplo, com vistas a fomentar práticas educativas para/com/entre as diversidades. Para tanto, pauta-se no compartilhamento das experiências oriundas de teses de doutoramento em educação desenvolvidas no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED-UFPI), tendo como foco as práticas educativas de grupos historicamente excluídos. As autoras afirmam as potencialidades das pesquisas com estes segmentos ao apontarem o modo como constroem possibilidades educativas a fim de provocar fissuras nas lacunas raciais-gênero-classe que assolam a sociedade brasileira. As propostas individuais que compõe esse simpósio discutem as seguintes temáticas, a saber: a dimensão plural da educação nos espaços digitais a partir de práticas educativas de mulheres afrodescendentes que compartilham digitalmente suas leituras de livros escritos por outras mulheres afrodescendentes no Instagram; as contribuições da formação docente em Sociopoética enquanto metodologia sensível e inovadora para a problematização e potencialização de outros modos de convivência nas escolas; e por último, práticas educativas de jovens da cultura Hip Hop a partir do mundo virtual para se (re)inventarem e encontrarem alternativas para criação de outros espaços de sociabilidade em meio a pandemia da Covid-19. Portanto, esse simpósio visa questionar os modos de educação pautada numa lógica linear, cartesiana e eurocentrada, discutindo, problematizando e descrevendo possibilidades epistemológicas e didáticas para a construção de práticas educativas com/entre as diferenças e diversidades.