CONTRIBUTOS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE FORMAÇÃO, VIDA E TRABALHO DE PROFESSORES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116345 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "CONTRIBUTOS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE FORMAÇÃO, VIDA E TRABALHO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente painel objetiva refletir sobre os contributos da pesquisa (auto)biográfica para a compreensão das relações que se estabelecem entre formação, vida e trabalho docente. Para tanto, articula três pesquisas que abordam processos de construção identitária de professores experientes e professores em processo de formação inicial, lançando luzes sobre questões que dizem respeito à diversidade em suas diferentes formas de expressão. A primeira pesquisa, intitulada “Cartas pedagógicas e narrativas de formação docente: o que revelam os escritos de professoras de EJA de Barbalha – Ceará” reflete sobre narrativas docentes e cartas pedagógicas no processo de formação de professores, como ferramentas de mediação crítico-reflexiva da trajetória e ação pedagógica. A segunda pesquisa, denominada “Reflexões a partir de ateliês autobiográficos na formação de professores”, discute, através de ateliês autobiográficos, as possibilidades e desafios da formação e trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em Letras da Unilab-Ce. A terceira pesquisa que tem como título “A construção da identidade docente: o que revelam as narrativas?” Busca identificar a partir das Histórias de Vida em Formação, os saberes mobilizados pelo Estágio Curricular Supervisionado e pelo Programa Residência Pedagógica junto a estudantes de um curso de licenciatura em Matemática para a constituição identitária docente. Os resultados apontam para o entendimento da Educação como uma prática social historicamente situada e atravessada por determinantes de ordem cultural e política que afetam a existência dos sujeitos e são por ela afetadas. Esta relação dialética aponta para o potencial crítico-emancipatório da pesquisa (auto)biográfica como instrumento de formação e pesquisa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID39_TB588_19082024103502.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MIRANDA FREITAS" "autor_nome_curto" => "BRUNO MIRANDA" "autor_email" => "bmfbruno91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116345 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "CONTRIBUTOS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE FORMAÇÃO, VIDA E TRABALHO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente painel objetiva refletir sobre os contributos da pesquisa (auto)biográfica para a compreensão das relações que se estabelecem entre formação, vida e trabalho docente. Para tanto, articula três pesquisas que abordam processos de construção identitária de professores experientes e professores em processo de formação inicial, lançando luzes sobre questões que dizem respeito à diversidade em suas diferentes formas de expressão. A primeira pesquisa, intitulada “Cartas pedagógicas e narrativas de formação docente: o que revelam os escritos de professoras de EJA de Barbalha – Ceará” reflete sobre narrativas docentes e cartas pedagógicas no processo de formação de professores, como ferramentas de mediação crítico-reflexiva da trajetória e ação pedagógica. A segunda pesquisa, denominada “Reflexões a partir de ateliês autobiográficos na formação de professores”, discute, através de ateliês autobiográficos, as possibilidades e desafios da formação e trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em Letras da Unilab-Ce. A terceira pesquisa que tem como título “A construção da identidade docente: o que revelam as narrativas?” Busca identificar a partir das Histórias de Vida em Formação, os saberes mobilizados pelo Estágio Curricular Supervisionado e pelo Programa Residência Pedagógica junto a estudantes de um curso de licenciatura em Matemática para a constituição identitária docente. Os resultados apontam para o entendimento da Educação como uma prática social historicamente situada e atravessada por determinantes de ordem cultural e política que afetam a existência dos sujeitos e são por ela afetadas. Esta relação dialética aponta para o potencial crítico-emancipatório da pesquisa (auto)biográfica como instrumento de formação e pesquisa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID39_TB588_19082024103502.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MIRANDA FREITAS" "autor_nome_curto" => "BRUNO MIRANDA" "autor_email" => "bmfbruno91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }