O presente painel objetiva refletir sobre os contributos da pesquisa (auto)biográfica para a compreensão das relações que se estabelecem entre formação, vida e trabalho docente. Para tanto, articula três pesquisas que abordam processos de construção identitária de professores experientes e professores em processo de formação inicial, lançando luzes sobre questões que dizem respeito à diversidade em suas diferentes formas de expressão. A primeira pesquisa, intitulada “Cartas pedagógicas e narrativas de formação docente: o que revelam os escritos de professoras de EJA de Barbalha – Ceará” reflete sobre narrativas docentes e cartas pedagógicas no processo de formação de professores, como ferramentas de mediação crítico-reflexiva da trajetória e ação pedagógica. A segunda pesquisa, denominada “Reflexões a partir de ateliês autobiográficos na formação de professores”, discute, através de ateliês autobiográficos, as possibilidades e desafios da formação e trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em Letras da Unilab-Ce. A terceira pesquisa que tem como título “A construção da identidade docente: o que revelam as narrativas?” Busca identificar a partir das Histórias de Vida em Formação, os saberes mobilizados pelo Estágio Curricular Supervisionado e pelo Programa Residência Pedagógica junto a estudantes de um curso de licenciatura em Matemática para a constituição identitária docente. Os resultados apontam para o entendimento da Educação como uma prática social historicamente situada e atravessada por determinantes de ordem cultural e política que afetam a existência dos sujeitos e são por ela afetadas. Esta relação dialética aponta para o potencial crítico-emancipatório da pesquisa (auto)biográfica como instrumento de formação e pesquisa.