O presente texto se apresenta como uma das dimensões dos estudos do campo conceitual da Aprendizagem Desenvolvimental, o referido estudo, ainda em processo de construção, busca a ampliação do conhecimento dos fundamentos básicos da investigação teórica dos conceitos de obutchénie, nos escritos sobre os Fundamentos da Defectologia e tem como objetivo geral: revisar o conceito de obutchénie, nos escritos sobre a Defectologia em L. S. Vigotski entre os anos de 1924-1935. A pesquisa está em andamento, por esse motivo o presente artigo apresenta a descrição e análise dos escritos do ano 1924. A metodologia se caracteriza por uma análise estrutural do conceito: obutchénie, tendo como base a investigação de fontes documentais originais no russo e na busca de compreensão da lógica e do desenvolvimento dos conceitos em estudo, nas produções sobre a Defectologia em L. S. Vigotski (1896-1934). Para tanto, foram extraídos excertos dos textos a partir da busca pelos termos no original em russo para após realizar a sua tradução para o Português. Na sequência foram realizadas análises para verificar em qual excerto o termo comparece com a significado de Aprendizagem desenvolvimental