Este painel reúne três pesquisas que assumem a Atividade Orientadora de Ensino como fundamento teórico-metodológico para a atividade pedagógica, considerando a teoria histórico-cultural e a teoria da atividade como fundamento teórico-prático. Tratam-se de estudos decorrentes de um Projeto de Pesquisa do Programa Melhoria do Ensino Público, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa, que resultaram em pesquisa de mestrado e de doutorado. Neste painel buscamos apresentar a discussão sobre organização do ensino considerando a produção de um modelo conceitual de currículo, que passa pelo sistema de conceitos defendido pela teoria histórico-cultural, bem como pela avaliação na perspectiva dialética. Como resultados que apresentaremos neste painel destacamos como a Atividade Orientadora de Ensino foi compreendida na produção de um desenho conceitual de currículo em relação à função social da escola e aos sujeitos do processo educativo. Do mesmo modo, é possível observar as dimensões orientadora e executora da Atividade Orientadora de Ensino, com vistas a organização dos conceitos matemáticos em um sistema, como proposto pela teoria vigotskiana. Por fim, evidenciamos como a avaliação, em sua dimensão dialética, se constitui como medidora da aprendizagem por regular as ações e operações dos sujeitos da atividade de ensino e da atividade de aprendizagem, vinculando-se aos preceitos teórico-metodológicos presentes na concepção de Atividade Orientadora de Ensino.