Os textos que integram esse painel são oriundos de estudos desenvolvidos em programas de pós-graduação stricto sensu e lançam olhar para a formação de professores como importante aspecto para a efetivação da educação numa perspectiva inclusiva, em diferentes níveis de ensino. Composto de três ensaios teóricos, na abordagem qualitativa, o painel apresenta questões que se encontram no cerne dos debates sobre a formação de professores para a inclusão de estudantes público da Educação Especial. O primeiro texto objetiva refletir sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), partindo do cenário atual de educação inclusiva. A investigação subsequente busca entender sobre as contribuições da formação continuada dos professores do AEE para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por fim, o terceiro escrito se propõe a refletir acerca da dimensão da inclusão em educação e seus reflexos para a formação de professores da Educação Superior. As pesquisas revelam que a formação continuada para professores do AEE precisa superar modelos prescritivos, instrumentais e esvaziados de sentido, que em nada contribuem para o crescimento e a evolução dos docentes. Evidenciam, também, que a formação continuada oferece importante suporte para as intervenções do professor do AEE junto a estudantes com TEA, embora ela não dê conta de superar todos os desafios que envolvem esse público. Por fim, constatou-se que muitos ainda são os desafios voltados à construção de uma formação docente que atenda as especificidades dos estudantes com deficiência na educação Básica e Superior.