O processo de inclusão de alunos surdos no ensino superior tem sido ampliado em resposta às políticas de ações afirmativas e a partir da oferta de cursos de Letras-Libras nos últimos anos. Ao considerarmos as barreiras linguísticas que envolvem estes estudantes, buscamos compreender como tem sido o processo de acesso e permanência deste grupo na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Nosso referencial teórico abrange pesquisadores voltados para o processo da Educação de Surdos (MAIA, 2017), como também, questões ligadas à interseccionalidade, referenciada por Kimberlè Crenshaw (2002) e Gonzalez (1984). Entendemos que para além da identidade e cultura surda, outros marcadores sociais somam na produção de barreiras à participação e à aprendizagem no espaço acadêmico. Nossa metodologia envolve a entrevista narrativa (PACHÁ; MOREIRA, 2022) como método de pesquisa, que nos possibilita a produção de dados, abordando várias interfaces da interação que compõem questões referentes ao estudante com surdez em seu processo de inclusão no ensino superior. Nossos resultados parciais sugerem a necessidade de ampliar pesquisas com a participação de estudantes surdos, para que possamos compreender suas barreiras e promover culturas, políticas e práticas que ampliem suas oportunidades educacionais nas universidades.