Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A PEDAGOGIA ENQUANTO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115986
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 161
    "titulo" => "A PEDAGOGIA ENQUANTO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que maneira a Pedagogia como ciência da educação, tem impactado a formação do Pedagogo. Assim, delimitou-se, três objetivos específicos, a saber, compreender a influência da Pedagogia na formação e atuação do Pedagogo; observar como o desenvolvimento da Pedagogia enquanto ciência da educação tem fornecido subsídios teóricos e práticos para a atuação do Pedagogo no contexto educacional; promover uma reflexão crítica sobre o aprimoramento contínuo da prática educativa da pedagogia como ciência da educação. Este artigo é de cunho bibliográfico, se embasa em teóricos como Franco (2008), Pimenta (2011) Libâneo et al (2022), que corroboram com os pressupostos acerca da Pedagogia como Ciência da Educação. Portanto, a Pedagogia busca compreender os processos de ensino, aprendizagem e o desenvolvimento humano no ambiente educacional, abrangendo teorias, métodos e abordagens pedagógicas que evoluíram ao longo da história. Logo, a relevância da Pedagogia como ciência da educação na formação do Pedagogo reside no fornecimento de embasamento teórico e metodológico, permitindo uma compreensão mais abrangente dos processos educativos. Além disso, a Pedagogia fundamenta todo o processo educativo. Assim ao entender sua evolução histórica, os profissionais podem planejar estrategicamente o futuro da educação. Além disso, ao valorizar o conhecimento pedagógico, os Pedagogos promovem uma educação mais reflexiva, crítica e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID161_TB62_18072024090117.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERINALDA DE SOUZA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GERINALDA"
    "autor_email" => "gerinalda.ferreira@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115986
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 161
    "titulo" => "A PEDAGOGIA ENQUANTO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que maneira a Pedagogia como ciência da educação, tem impactado a formação do Pedagogo. Assim, delimitou-se, três objetivos específicos, a saber, compreender a influência da Pedagogia na formação e atuação do Pedagogo; observar como o desenvolvimento da Pedagogia enquanto ciência da educação tem fornecido subsídios teóricos e práticos para a atuação do Pedagogo no contexto educacional; promover uma reflexão crítica sobre o aprimoramento contínuo da prática educativa da pedagogia como ciência da educação. Este artigo é de cunho bibliográfico, se embasa em teóricos como Franco (2008), Pimenta (2011) Libâneo et al (2022), que corroboram com os pressupostos acerca da Pedagogia como Ciência da Educação. Portanto, a Pedagogia busca compreender os processos de ensino, aprendizagem e o desenvolvimento humano no ambiente educacional, abrangendo teorias, métodos e abordagens pedagógicas que evoluíram ao longo da história. Logo, a relevância da Pedagogia como ciência da educação na formação do Pedagogo reside no fornecimento de embasamento teórico e metodológico, permitindo uma compreensão mais abrangente dos processos educativos. Além disso, a Pedagogia fundamenta todo o processo educativo. Assim ao entender sua evolução histórica, os profissionais podem planejar estrategicamente o futuro da educação. Além disso, ao valorizar o conhecimento pedagógico, os Pedagogos promovem uma educação mais reflexiva, crítica e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID161_TB62_18072024090117.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERINALDA DE SOUZA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GERINALDA"
    "autor_email" => "gerinalda.ferreira@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que maneira a Pedagogia como ciência da educação, tem impactado a formação do Pedagogo. Assim, delimitou-se, três objetivos específicos, a saber, compreender a influência da Pedagogia na formação e atuação do Pedagogo; observar como o desenvolvimento da Pedagogia enquanto ciência da educação tem fornecido subsídios teóricos e práticos para a atuação do Pedagogo no contexto educacional; promover uma reflexão crítica sobre o aprimoramento contínuo da prática educativa da pedagogia como ciência da educação. Este artigo é de cunho bibliográfico, se embasa em teóricos como Franco (2008), Pimenta (2011) Libâneo et al (2022), que corroboram com os pressupostos acerca da Pedagogia como Ciência da Educação. Portanto, a Pedagogia busca compreender os processos de ensino, aprendizagem e o desenvolvimento humano no ambiente educacional, abrangendo teorias, métodos e abordagens pedagógicas que evoluíram ao longo da história. Logo, a relevância da Pedagogia como ciência da educação na formação do Pedagogo reside no fornecimento de embasamento teórico e metodológico, permitindo uma compreensão mais abrangente dos processos educativos. Além disso, a Pedagogia fundamenta todo o processo educativo. Assim ao entender sua evolução histórica, os profissionais podem planejar estrategicamente o futuro da educação. Além disso, ao valorizar o conhecimento pedagógico, os Pedagogos promovem uma educação mais reflexiva, crítica e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.