O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que maneira a Pedagogia como ciência da educação, tem impactado a formação do Pedagogo. Assim, delimitou-se, três objetivos específicos, a saber, compreender a influência da Pedagogia na formação e atuação do Pedagogo; observar como o desenvolvimento da Pedagogia enquanto ciência da educação tem fornecido subsídios teóricos e práticos para a atuação do Pedagogo no contexto educacional; promover uma reflexão crítica sobre o aprimoramento contínuo da prática educativa da pedagogia como ciência da educação. Este artigo é de cunho bibliográfico, se embasa em teóricos como Franco (2008), Pimenta (2011) Libâneo et al (2022), que corroboram com os pressupostos acerca da Pedagogia como Ciência da Educação. Portanto, a Pedagogia busca compreender os processos de ensino, aprendizagem e o desenvolvimento humano no ambiente educacional, abrangendo teorias, métodos e abordagens pedagógicas que evoluíram ao longo da história. Logo, a relevância da Pedagogia como ciência da educação na formação do Pedagogo reside no fornecimento de embasamento teórico e metodológico, permitindo uma compreensão mais abrangente dos processos educativos. Além disso, a Pedagogia fundamenta todo o processo educativo. Assim ao entender sua evolução histórica, os profissionais podem planejar estrategicamente o futuro da educação. Além disso, ao valorizar o conhecimento pedagógico, os Pedagogos promovem uma educação mais reflexiva, crítica e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade.