FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PROBLEMATIZAÇÕES, CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116287 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PROBLEMATIZAÇÕES, CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Neste painel é abordada a formação docente em avaliação educacional que, a despeito de sua importância e implicações sociais, educacionais e pessoais, para estudantes e escolas, é considerada limitada ou lacunar, tanto na formação inicial quanto continuada. Com base numa literatura sobre a temática, são articulados trabalhos oriundos de pesquisas realizadas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), considerando a escola como espaço de formação, na perspectiva de que a melhora de processos avaliativos contribui para a democratização da escola. Essas investigações, na perspectiva da pesquisa-ação e participante, buscaram desenvolver o currículo escolar, especialmente no tocante à capacidade de leitura, apoiado na avaliação e com o envolvimento de gestores e professores. No primeiro trabalho, entre outros elementos, são destacadas problematizações junto a professores do Ensino Fundamental mediante o cotejamento dos resultados de avaliação conduzidas internamente às escolas com aqueles de uma avaliação externa em larga escala. No segundo trabalho, é apresentada uma investigação que adotou entrevistas para levantar informações sobre professores realizam suas avaliações, ancorada num roteiro construído com profissionais das escolas. No terceiro trabalho, tendo como foco a avaliação da competência leitora, decisiva para o sucesso escolar e práticas sociais, são exploradas diferentes concepções sobre a leitura e seu ensino. Os resultados das pesquisas reiteram postulados da literatura, mas com a opção metodológica de participação docente apontam para a superação de várias limitações." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2421_TB518_09102024220922.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OCIMAR ALAVARSE" "autor_nome_curto" => "Ocimar Alavarse" "autor_email" => "ocimar@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116287 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PROBLEMATIZAÇÕES, CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Neste painel é abordada a formação docente em avaliação educacional que, a despeito de sua importância e implicações sociais, educacionais e pessoais, para estudantes e escolas, é considerada limitada ou lacunar, tanto na formação inicial quanto continuada. Com base numa literatura sobre a temática, são articulados trabalhos oriundos de pesquisas realizadas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), considerando a escola como espaço de formação, na perspectiva de que a melhora de processos avaliativos contribui para a democratização da escola. Essas investigações, na perspectiva da pesquisa-ação e participante, buscaram desenvolver o currículo escolar, especialmente no tocante à capacidade de leitura, apoiado na avaliação e com o envolvimento de gestores e professores. No primeiro trabalho, entre outros elementos, são destacadas problematizações junto a professores do Ensino Fundamental mediante o cotejamento dos resultados de avaliação conduzidas internamente às escolas com aqueles de uma avaliação externa em larga escala. No segundo trabalho, é apresentada uma investigação que adotou entrevistas para levantar informações sobre professores realizam suas avaliações, ancorada num roteiro construído com profissionais das escolas. No terceiro trabalho, tendo como foco a avaliação da competência leitora, decisiva para o sucesso escolar e práticas sociais, são exploradas diferentes concepções sobre a leitura e seu ensino. Os resultados das pesquisas reiteram postulados da literatura, mas com a opção metodológica de participação docente apontam para a superação de várias limitações." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2421_TB518_09102024220922.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OCIMAR ALAVARSE" "autor_nome_curto" => "Ocimar Alavarse" "autor_email" => "ocimar@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }