Neste painel é abordada a formação docente em avaliação educacional que, a despeito de sua importância e implicações sociais, educacionais e pessoais, para estudantes e escolas, é considerada limitada ou lacunar, tanto na formação inicial quanto continuada. Com base numa literatura sobre a temática, são articulados trabalhos oriundos de pesquisas realizadas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), considerando a escola como espaço de formação, na perspectiva de que a melhora de processos avaliativos contribui para a democratização da escola. Essas investigações, na perspectiva da pesquisa-ação e participante, buscaram desenvolver o currículo escolar, especialmente no tocante à capacidade de leitura, apoiado na avaliação e com o envolvimento de gestores e professores. No primeiro trabalho, entre outros elementos, são destacadas problematizações junto a professores do Ensino Fundamental mediante o cotejamento dos resultados de avaliação conduzidas internamente às escolas com aqueles de uma avaliação externa em larga escala. No segundo trabalho, é apresentada uma investigação que adotou entrevistas para levantar informações sobre professores realizam suas avaliações, ancorada num roteiro construído com profissionais das escolas. No terceiro trabalho, tendo como foco a avaliação da competência leitora, decisiva para o sucesso escolar e práticas sociais, são exploradas diferentes concepções sobre a leitura e seu ensino. Os resultados das pesquisas reiteram postulados da literatura, mas com a opção metodológica de participação docente apontam para a superação de várias limitações.