O painel aborda a relação do brincar na infância, segundo Walter Benjamin, em diferentes perspectivas educativas. "Brinquedos e Brincadeira na Escola de Educação Infantil: Observações Possíveis com a Ótica de Infância em Walter Benjamin", examina como as crianças coparticipam das propostas pedagógicas com brinquedos estruturados, revelando pelo brincar como se relacionam, compreendem seus grupos e interagem. Conclui que as experiências são moldadas pela estrutura da escola, que define horários e controles, mostrando como essas interações são simultaneamente memórias e práticas pedagógicas. "Coleções de Crianças em Fotografias: Imagética e Memórias Auspiciosas aos Olhares da Infância" explora um acervo de fotografias que agrupadas em um mosaico de imagens, busca interpretar os significados atribuídos pelas crianças às suas coleções. As fotografias revelam atenção aos detalhes e a transformação da câmera fotográfica em brinquedo. As diferentes perspectivas nas imagens refletem conexão com a natureza e racionalidade técnica, destacando como as crianças veem e registram seu cotidiano. "BNCC Computação e Educação Infantil: entre brincadeiras, interações e artefatos eletrônicos" investiga como as crianças da educação infantil interagem e brincam com dispositivos eletrônicos e não eletrônicos, nos contextos de aprendizagem sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui que a sistematização das aprendizagens digitais cria contextos artificiais, consideram as crianças inseridas no mundo tecnológico. Os artefatos moldam a percepção e a experiência das crianças refletindo nas dinâmicas sociais e econômicas do capitalismo. O painel traz à reflexão o ato de brincar na infância contemporânea, como seus múltiplos significados, influenciados por contextos pedagógicos, culturais e tecnológicos.