Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a percepção dos alunos e sua participação nas aulas de Educação Física em uma escola pública do ensino médio. A pesquisa utilizou um questionário com 560 discentes, examinando suas respostas quantitativa e qualitativamente. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos participa das aulas práticas, mas não das teóricas, com maior envolvimento nas turmas matutinas e nas séries iniciais. Diversos fatores, como compromissos extracurriculares, metodologia de ensino focada em esportes coletivos e dinâmica de gênero, influenciam o desengajamento, especialmente nas séries mais avançadas e no turno vespertino. A pesquisa destaca a necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Propõe-se a inclusão de diferentes tipos de práticas corporais, como dança, lutas, práticas corporais de aventura e jogos, para aumentar a participação e aderência dos alunos. Conclui-se que estratégias pedagógicas inclusivas são essenciais para promover um ambiente escolar mais motivador e envolvente, revertendo a tendência de declínio na participação.