Este trabalho objetiva evidenciar práticas de ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica de algumas escolas de Presidente Figueiredo, município localizado no estado do Amazonas. A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa. Os dados foram obtidos através de um documento onde docentes do município de Presidente Figueiredo e cursistas da Especialização em Educação do Campo-Práticas Pedagógicas descreveram como acontece o processo Ensino de Língua Portuguesa nas escolas do campo que atuam no município pesquisado. Observou-se que os professores realizam práticas de ensino de Língua Portuguesa voltadas para a gramática, porém o maior enfoque é para a leitura e produção de textos, além disso, buscam realizar um ensino alinhado com a concepção da educação do campo, buscando relacionar, quando possível, os conteúdos abordados com a realidade dos sujeitos do campo, desenvolvendo projetos interdisciplinares, sendo algumas dessas experiências realizadas a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que há avanços na construção de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa quanto ao alinhamento com a perspectiva da Educação do Campo, mas também há desafios a serem vencidos devido as cobranças realizadas pelas demandas das avaliações externas que acabam sendo um dos fatores que tornam o ensino conteudista e sem relação com a vida dos sujeitos campesinos.