Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS DO CAMPO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva evidenciar práticas de ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica de algumas escolas de Presidente Figueiredo, município localizado no estado do Amazonas. A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa. Os dados foram obtidos através de um documento onde docentes do município de Presidente Figueiredo e cursistas da Especialização em Educação do Campo-Práticas Pedagógicas descreveram como acontece o processo Ensino de Língua Portuguesa nas escolas do campo que atuam no município pesquisado. Observou-se que os professores realizam práticas de ensino de Língua Portuguesa voltadas para a gramática, porém o maior enfoque é para a leitura e produção de textos, além disso, buscam realizar um ensino alinhado com a concepção da educação do campo, buscando relacionar, quando possível, os conteúdos abordados com a realidade dos sujeitos do campo, desenvolvendo projetos interdisciplinares, sendo algumas dessas experiências realizadas a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que há avanços na construção de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa quanto ao alinhamento com a perspectiva da Educação do Campo, mas também há desafios a serem vencidos devido as cobranças realizadas pelas demandas das avaliações externas que acabam sendo um dos fatores que tornam o ensino conteudista e sem relação com a vida dos sujeitos campesinos.

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