Este painel integra três artigos separados, mas que dialogam entre si. O primeiro analisa as condições de trabalho dos professores de Filosofia em uma escola pública de Ensino Médio em Ilhéus-BA e os desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente. O segundo busca analisar o desenvolvimento profissional dos docentes da Educação Básica que atuam no município de Elísio Medrado-BA, considerando as fases da carreira proposta por Ferreira (2023) que apresenta o Modelo Brasileiro de Carreira Docente. O terceiro objetivou explorar as interseções entre a análise de políticas públicas e o desenvolvimento profissional docente (DPD), avaliando como esses campos se materializam em estudos recentes. Metodologicamente, os artigos adotaram uma abordagem qualitativa. Os dois primeiros são do tipo descritivo e exploratório, enquanto o terceiro é uma revisão bibliográfica teórico-conceitual de estudos paradigmáticos do DPD e da análise de políticas públicas. Este último é complementado por uma revisão panorâmica de pesquisas recentes. Os resultados dos artigos destacam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho (carga horária, plano de carreira, apoio pedagógico, infraestrutura das escolas, tempo para estudo e cuidados com a saúde etc.) e na formação dos professores (inicial e continuada), sugerindo a importância de debates e reflexões sobre esses temas para influenciar a construção de conhecimentos científicos e a melhoria na oferta de uma educação de qualidade. Essas discussões visam fortalecer o ensino, enfatizando a necessidade de implementação de políticas públicas educacionais multiescalares, direcionadas para o professor e sua profissão, assegurando um ambiente de trabalho favorável e o desenvolvimento profissional adequado.