Este painel tem o objetivo de apresentar e problematizar reflexões oriundas de pesquisas realizadas no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. Esses estudos dialogam sobre as taxas e índices de aprovação e reprovação em turmas de alfabetização, pensando na implementação do bloco pedagógico nos Anos Iniciais. Ele também tem a intenção de suscitar discussões sobre os índices de aprendizagem do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (SAEB), realizado em 2021, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste mesmo ano, nas turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022. Os manuscritos discorrem, além dos números, também sobre práticas pedagógicas desenvolvidas frente aos índices e as estratégias adotadas a fim de qualificar os processos de ensinar e de aprender. Para tanto, é abordada uma política pública, pensando na formação continuada de professores, como estratégia de potencializar os saberes e os fazeres docentes. Como referencial teórico, são utilizados estudos de Ferreiro (1994), Mortatti (2004), Bolzan (2002, 2013), Imbernón (2012), entre outros que discorrem sobre alfabetização e formação continuada docente. Foram empregados diversos percursos metodológicos para o alcance dos resultados, como o Estudo de Caso, Análise Documental e a Pesquisa Narrativa de cunho sociocultural. Como principais resultados, evidencia-se que é necessária uma política de formação continuada a fim de sustentar as práticas e qualificar os processos de ensino-aprendizagem nos espaços de leitura e de escrita, superando índices e promovendo uma reflexão constante sobre a prática docente.