O painel apresenta três pesquisas de cunho qualitativo que discutem a relação entre a formação inicial e continuada com a didática crítica fundamental e multidimensional. As pesquisas promovem o diálogo teórico entre o campo da formação de professores e da didática, adotando como referenciais os estudos de Brzezinski, Candau, Gatti, Pimenta, Marcondes, Mesquita, Leite. O primeiro trabalho nomeado “Reflexão e pesquisa ação na didática crítica: Paulo Freire e Lawrence Stenhouse”, discute as relações entre as ideias de Freire e Stenhouse no que se refere a uma didática crítica e a formação de professores como pesquisadores. Evidenciou-se na pesquisa a indissociabilidade entre pesquisa e ensino na formação inicial ou continuada. O segundo trabalho, “Formação de professores e didática: entre modelos e concepções”, busca identificar modelos de formação inicial de professores em diálogo com as concepções e as dimensões da didática. Constata-se que as concepções de docência e escola atravessam os modelos de formação de professores e norteiam as diferentes concepções de didática. O terceiro, “Pesquisaformação: as participantes no centro da formação continuada”, é uma pesquisaformação em que se discute a ressignificação de formação continuada e de didática, a partir da narrativa autobiográfica. Evidencia-se que pesquisar com narrativas é um processo de formação potente por colocar em evidência a dimensão humana de cada participante, contrapondo-se a um contexto educativo marcado pela lógica mercadológica e competitiva. O painel apresenta discussões de cunho teórico e traz alternativas didáticas importantes que visam contribuir com um lugar de destaque da didática na formação de professores.