Este painel objetiva debater sobre as contribuições da pesquisa-formação para indução de professores iniciantes a partir do relato de pesquisas realizadas por três instituições de Ensino Superior públicas, tendo a pesquisa-formação como caminho para a indução de professores iniciantes. Ele se inscreve no campo de investigação sobre a formação de professores com foco no desenvolvimento profissional docente. Seu primeiro texto destaca pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará, trazendo para o centro das discussões as reflexões sobre a trajetória de professores iniciantes cearenses em contexto de pesquisa-formação. O segundo texto, analisa as narrativas de professores em situação de inserção profissional docente, no contexto dos Grupos de Indução com pesquisa-formação realizada pelo Grupo de Pesquisa FOPPE, da Universidade Federal de Santa Catarina. O terceiro texto relata uma pesquisa-formação desenvolvida com supervisores pedagógicos (SP) do Sul de Minas Gerais, cujo intuito foi o de fomentar diálogos e estudos acerca do papel de formadores de professores que os SP possuem em benefício do acolhimento e da indução de professores iniciantes. As pesquisas empreendidas revelam o potencial da pesquisa-formação para a indução de professores iniciantes, configurando-a como dispositivo investigativo e de formação que favorece o diálogo e a partilha de ideias, reflexões e dilemas vividos no dia a dia da escola pelos docentes iniciantes. Explicitam também a potência dos estudos, das práticas de acolhimento e de acompanhamento no desenvolvimento dos pesquisadores formadores e dos professores iniciantes, processos marcados pela mutualidade e reflexão entre pares durante os encontros formativos na/da pesquisa-formação.