FINALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA VISÃO DE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116189 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "FINALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA VISÃO DE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA" "resumo" => "A presente proposta sintetiza três investigações sobre as finalidades educativas escolares e as influências dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras. O primeiro estudo analisa o impacto das diretrizes de organismos internacionais como o Banco Mundial nas políticas educacionais de países periféricos ao capitalismo central, destacando como essas orientações se refletem desde documentos oficiais até práticas pedagógicas nas escolas, como é o caso brasileiro. O referencial teórico-metodológico foca-se na análise implícita e explícita dessas políticas que se materializam em programas curriculares e diretrizes que orientam desde a gestão escolar até as práticas dos professores. A segunda pesquisa investiga as percepções de diferentes agentes sociais, incluindo professores, futuros professores, empresários, conselheiros tutelares entre outros, sobre as finalidades da educação escolar a partir da questão para quê servem as escolas? Com uma abordagem crítica, a pesquisa revela como a lógica neoliberal permeia os discursos desses agentes, influenciando direta, ou indiretamente, a educação para reproduzir estruturas de classe e aprofundar desigualdades educativas, reduzindo a escola pública a um espaço de socialização e preparação para o mercado de trabalho. Por fim, a terceira pesquisa, se concentra na visão de líderes religiosos sobre as finalidades educativas da escola pública, descrevendo as percepções desses líderes sobre o que constitui uma boa escola. Os resultados das pesquisas mostram a presença de ideias educacionais neoliberais nas percepções da maioria dos agentes sociais ligados diretamente, ou indiretamente, à educação escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID587_TB374_14082024101448.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "aluizcunha7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116189 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "FINALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA VISÃO DE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA" "resumo" => "A presente proposta sintetiza três investigações sobre as finalidades educativas escolares e as influências dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras. O primeiro estudo analisa o impacto das diretrizes de organismos internacionais como o Banco Mundial nas políticas educacionais de países periféricos ao capitalismo central, destacando como essas orientações se refletem desde documentos oficiais até práticas pedagógicas nas escolas, como é o caso brasileiro. O referencial teórico-metodológico foca-se na análise implícita e explícita dessas políticas que se materializam em programas curriculares e diretrizes que orientam desde a gestão escolar até as práticas dos professores. A segunda pesquisa investiga as percepções de diferentes agentes sociais, incluindo professores, futuros professores, empresários, conselheiros tutelares entre outros, sobre as finalidades da educação escolar a partir da questão para quê servem as escolas? Com uma abordagem crítica, a pesquisa revela como a lógica neoliberal permeia os discursos desses agentes, influenciando direta, ou indiretamente, a educação para reproduzir estruturas de classe e aprofundar desigualdades educativas, reduzindo a escola pública a um espaço de socialização e preparação para o mercado de trabalho. Por fim, a terceira pesquisa, se concentra na visão de líderes religiosos sobre as finalidades educativas da escola pública, descrevendo as percepções desses líderes sobre o que constitui uma boa escola. Os resultados das pesquisas mostram a presença de ideias educacionais neoliberais nas percepções da maioria dos agentes sociais ligados diretamente, ou indiretamente, à educação escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID587_TB374_14082024101448.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "aluizcunha7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }