O presente relato tem como finalidade apresentar percepções que observamos a partir de nossas experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bem como indicar a importância do planejamento de ensino estruturado para a formação docente. Essas experiências nos permitiram construir uma base sólida de habilidades, tornando-nos capazes de contornar situações como o fator tempo na execução do planejamento de ensino e pensar em estratégias para superar os déficits na aprendizagem dos alunos. Dessa forma foi flexibilizado o plano de aula para alcançarmos os objetivos de aprendizagem significativos dos alunos previamente definidos. Vale destacar, que o planejamento da aula é um guia para que os professores se organizem e, portanto, deve ser meticulosamente elaborado, buscando o uso de metodologias que melhor se adequem à turma em questão. Nessa orientação é que os projetos foram desenvolvidos na escola campo; focamos na prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) por meio dos quais, os estudantes desenvolveram habilidades de investigação e pensamento crítico.