Este trabalho objetiva realizar uma investigação sobre os diferentes saberes e fazeres matemáticos utilizados pelos pedreiros. Também se propõe a refletir sobre diferentes prática de ensino de matemática para educação básica. Para isso, foi necessário compreender a matemática como criação humana, produzida com o fim de solucionar problemas sociais. Dessa forma, utilizou-se, como aporte teórico, Gohn (2010), para analisar os diversos tipos de conhecimentos e seu desenvolvimento, e Pozo e Crespo (2009), para compreender como ocorre o processo de ensino/aprendizagem em diversos ambientes. Em seguida, D’Ambrosio (1996) e seu entendimento de relação cultural, foi utilizado para a conceituação de Etnomatemática, cuja perspectiva alicerçou os estudos sobre o desdobramento do referido conceito com o passar do tempo. Com base nisso, foram analisadas as práticas culturais dos trabalhadores da construção civil na cidade de Goiás -Go. Para efetivação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, ou seja, no ambiente natural dos trabalhadores, de caráter qualitativo e descritivo. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas, e, para estudar esses dados, usamos a análise de conteúdo. Assim, o presente trabalho contribui para valorização e o reconhecimento dos diversos grupos sociais, dando foco aos trabalhadores da área de construção civil. Em suma, a ideia defendida é a de que todas as culturas e todos os saberes são importantes e nenhum se sobrepõe ao outro, de modo que merecem e devem ser respeitados.