As ativistas pelos direitos humanos conquistaram avanços consideráveis nas últimas décadas, garantindo maior destaque para o tema das questões raciais e de gênero. Com elementos de uma pesquisa participante, utilizando a análise de conteúdo, nosso objetivo nesse trabalho foi investigar e descrever o processo de formação de professores/as em Ciências, concentrando-se na elaboração de uma aula, no formato de seminário, realizada pelos participantes da disciplina como parte da avaliação do curso. Especificamente, buscamos analisar as analogias e discussões em torno dos conceitos de interseccionalidade e a importância de formar professores/as de Ciências/Química no contexto da educação antirracista. Nossos resultados mostram que, para a formação de professores/as, a compreensão do significado da interseccionalidade pode enriquecer o entendimento sobre as diversas formas como os/as estudantes podem ser impactados/as pelas Ciências/Química. Os/as educadores/as podem considerar as interseções de identidades e experiências dos/as alunos/as para fazer analogias aos temas relacionados à Ciências/Química, promovendo uma Educação mais sensível às complexidades sociais que se atravessam e se cruzam.