O presente painel intitulado Políticas e práticas educativas: um olhar para as experiências de inovação em contextos de formação em território Brasileiro tem como objetivo promover a interação interinstitucional entre a discussão sobre práticas educativas inovadoras que visam a formação continuada de profissionais que atuam em espaços formais de ensino, desempenhando diferentes papéis. Propõem-se a organização do painel com três trabalhos resultado de pesquisas. Reflete uma aproximação entre professores pesquisadores da XXXX e XXXX e profissionais da educação básica, por meio da reflexão critíca sobre as experiências de inovação que envolve as práticas educativas oriundas do ensino superior com interface na educação básica. Apresenta como estratégia metodológica a adoção das pesquisas: documental, exploratória e descritiva, e assentam as suas bases em uma abordagem qualitativa. Visto que a questão epistemológica não é discutida de forma isolada do contexto da inovação educacional, mas demanda a percepção acerca da relação da pesquisa com a prática. Os resultados dos estudos que ora se articulam no painel em pauta desvelam: a necessária utilização de meios científicos para construir indicadores que favoreçam a organização de políticas de formação para profissionais da educação e administração,; que as políticas de formação continuada ainda são construídas sem considerar as necessidades formativas dos professores as quais se ancoram nos conhecimentos didáticos-pedagógicos e que se encaminha para um tempo intitulado “pós-pandemia” que desvelam os saberes e fazeres dos profissionais da educação básica.