Este estudo investiga as histórias de vida dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), explorando a construção identitária e os desafios enfrentados em relação à biblioteca. Em fase de reconstrução para o programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, o estudo apresenta resultados parciais do Estado da Arte que justificam sua relevância no campo educacional, além das possíveis contribuições teóricas. A metodologia baseia-se na bibliometria, utilizando o Portal de Periódicos da Capes para seleção e análise de textos, através de descritores e operadores booleanos. Estudos teóricos destacam que as experiências pessoais e profissionais são cruciais para a formação da identidade dos profissionais da educação, enfatizando o papel da memória e da subjetividade nesse processo. O levantamento bibliométrico encontrou estudos a respeito da identidade profissional do bibliotecário, mas revelou a escassez de estudos sobre o tema das histórias de vida e autobiografias de bibliotecários, demonstrando a necessidade de estudos na área.