UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO DAS/PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II: DESAFIOS DECOLONIAIS.
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116025 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO DAS/PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II: DESAFIOS DECOLONIAIS." "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar a trajetória dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II, desde sua criação em 1984, quanto aos aspectos relacionados à avaliação das aprendizagens e seus desdobramentos na contemporaneidade, verificando quais aspectos reforçam (ou não) uma postura arraigada a uma visão eurocêntrica; e quais transformações podem ser interpretadas como parte de um movimento interno a fim de romper com tais posicionamentos. A partir dessas análises, levantar questionamentos quanto à possibilidade de se pensar em uma avaliação das/para as aprendizagens numa perspectiva decolonial, trazendo para o debate as contribuições da prática docente na instituição nos últimos anos. O trabalho de pesquisa estará voltado inicialmente ao diálogo constante entre a Epistemologia de Fronteiras (Walter Mignolo) e o pensamento Decolonial (a partir do conceito de Colonialidade de Aníbal Quijano), num entrecruzar com a ideia de educação na perspectiva de Paulo Freire e de avaliação das/paras as aprendizagens a partir dos estudos das professoras universitárias Fernandes (2015; 2020), Esteban e Fetzner (2015)." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1539_TB133_09102024113629.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARCELLOS TARANTO SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA TARANTO" "autor_email" => "amandataranto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116025 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO DAS/PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II: DESAFIOS DECOLONIAIS." "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar a trajetória dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II, desde sua criação em 1984, quanto aos aspectos relacionados à avaliação das aprendizagens e seus desdobramentos na contemporaneidade, verificando quais aspectos reforçam (ou não) uma postura arraigada a uma visão eurocêntrica; e quais transformações podem ser interpretadas como parte de um movimento interno a fim de romper com tais posicionamentos. A partir dessas análises, levantar questionamentos quanto à possibilidade de se pensar em uma avaliação das/para as aprendizagens numa perspectiva decolonial, trazendo para o debate as contribuições da prática docente na instituição nos últimos anos. O trabalho de pesquisa estará voltado inicialmente ao diálogo constante entre a Epistemologia de Fronteiras (Walter Mignolo) e o pensamento Decolonial (a partir do conceito de Colonialidade de Aníbal Quijano), num entrecruzar com a ideia de educação na perspectiva de Paulo Freire e de avaliação das/paras as aprendizagens a partir dos estudos das professoras universitárias Fernandes (2015; 2020), Esteban e Fetzner (2015)." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1539_TB133_09102024113629.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARCELLOS TARANTO SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA TARANTO" "autor_email" => "amandataranto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }