Este painel, vinculado ao eixo Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior, propôs-se a elencar discussões acerca da docência neste campo, as quais atribuíram ênfase à Formação de Professores, ao pensar em três artigos científicos que, muito embora contenham especificidades no que tange às categorias teóricas em estudo, dialogam entre si em face da abordagem crítica assumida, que imprime em cada linha escrita a necessidade de continuamente haver meios de (re) compor uma agenda comprometida com um ensino público, gratuito e socialmente referenciado. O primeiro trabalho, intitulado “Contributos da Didática Crítica para o campo da Formação de Professores do Ensino Superior”, teve como objetivo geral compreender os contributos que a Didática Crítica oferece à área da Formação de Professores do Ensino Superior. O segundo trabalho, denominado “Pedagogia Universitária em interface com a docência no Ensino Superior”, objetivou analisar que contribuições a Pedagogia Universitária pode oferecer a professores que atuam em Licenciaturas. O terceiro artigo, “O Desenvolvimento profissional docente como possibilidade de ressignificação da docência universitária”, teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento profissional docente como possibilidade de ressignificação da docência na universidade. Os estudos realizados destacam posicionamento político que articula formação, profissão, ação, reflexão, ação refletida, e o florescer de saberes em comunhão. Os resultados sintetizam interlocuções propositivas, cuja intencionalidade dialoga com a humanização como princípio formativo, sobretudo na esfera do Ensino Superior, no bojo de uma Pedagogia que requer uma racionalidade ética, comprometida socialmente com a Educação como direito público fundamental, bem como no que diz respeito a uma atitude de problematização do meio e enfrentamento às distorções feitas ao campo educacional, que corroboram para sua precarização. Destarte, os artigos propiciam o descortinar de achados que reúnem potencial de fortalecer o campo da Formação de Professores, refletir acerca dos rumos tomados pela Educação e esperançar.