Os trabalhos apresentam reflexões e possibilidades para o desenvolvimento profissional docente da Educação Básica e do Ensino Superior. O texto “Formação Continuada e Relações Étnico-Raciais: diálogo entre o Instituto Federal do Espírito Santo e os docentes da Educação Básica” apresenta resultados de pesquisa que problematizou como o IFES pode colaborar na prática dos docentes da rede pública com suporte numa formação continuada na perspectiva da diversidade étnico-racial. “A docência universitária e um olhar sobre a percepção de estudantes de licenciatura com relação aos processos de ensino em uma universidade pública” é o segundo texto que analisa questões relativas à docência universitária, a partir do estudo da produção acadêmica e da percepção de estudantes de cursos de licenciatura, considerando como corpus de análise os resultados de avaliação sobre o desenvolvimento dos professores, respondidos por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. O último trabalho “O Programa Residência Pedagógica na formação de professores/as: experiências do/no núcleo de pedagogia do Ifes, campus Itapina” trata sobre a Formação de Professores/as a fim de compreender de que forma o Programa potencializa a formação de professores/as, a partir do estudo do Núcleo de Pedagogia. Para tanto, foi necessário descrever de que forma ocorreu o processo de implementação do Programa Residência Pedagógica e identificar de que forma o Programa contribui e articula na formação de professores/as. Dessa forma, os trabalhos tecem diálogos com e entre professores da Educação Básica com docentes e discentes da Educação Superior para pensarmos caminhos para o desenvolvimento docente.