Este painel objetiva analisar a formação inicial e continuada docente na UFERSA, visando a construção da identidade, saberes e práticas, a partir das vivências do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas-RN. O fio condutor dos três trabalhos é a pesquisa FORMAÇÃO e práticas de ensino, ficando assim estruturado: o primeiro artigo versa sobre a pesquisa colaborativa em diálogo com a formação inicial e continuada; o segundo trabalho problematiza como a pesquisa colaborativa ressignifica as práticas de ensino de docentes do Ensino Superior e o terceiro artigo apresenta as contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da Educação Básica. Os referenciais teórico-metodológicos que fundamentam a pesquisa: Freire (1996); Tardif (2012); Ibiapina (2016); Paiva Brasil (2010); Minayo (2001) e Zeichner (1993). A metodologia é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo que concilia duas dimensões da pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação continuada de professores, a partir de sessões reflexivas com as docentes da UFERSA e de uma professora de escola pública de Apodi-RN. Os resultados mais relevantes foi possibilitar visibilidade às docentes da Educação Básica e Ensino Superior de um contexto do Semi-Árido Potiguar; ficou perceptível nas narrativas das professoras a importância de sermos professoras-pesquisadoras; que é importante investir na formação inicial/ continuada do educador e que a pesquisa colaborativa se configura como um caminho potente para essa transformação do percurso docente.