TECENDO COLABORATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NA UFERSA: IDENTIDADE, SABERES E PRÁTICAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116171 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2019 "titulo" => "TECENDO COLABORATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NA UFERSA: IDENTIDADE, SABERES E PRÁTICAS" "resumo" => "Este painel objetiva analisar a formação inicial e continuada docente na UFERSA, visando a construção da identidade, saberes e práticas, a partir das vivências do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas-RN. O fio condutor dos três trabalhos é a pesquisa FORMAÇÃO e práticas de ensino, ficando assim estruturado: o primeiro artigo versa sobre a pesquisa colaborativa em diálogo com a formação inicial e continuada; o segundo trabalho problematiza como a pesquisa colaborativa ressignifica as práticas de ensino de docentes do Ensino Superior e o terceiro artigo apresenta as contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da Educação Básica. Os referenciais teórico-metodológicos que fundamentam a pesquisa: Freire (1996); Tardif (2012); Ibiapina (2016); Paiva Brasil (2010); Minayo (2001) e Zeichner (1993). A metodologia é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo que concilia duas dimensões da pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação continuada de professores, a partir de sessões reflexivas com as docentes da UFERSA e de uma professora de escola pública de Apodi-RN. Os resultados mais relevantes foi possibilitar visibilidade às docentes da Educação Básica e Ensino Superior de um contexto do Semi-Árido Potiguar; ficou perceptível nas narrativas das professoras a importância de sermos professoras-pesquisadoras; que é importante investir na formação inicial/ continuada do educador e que a pesquisa colaborativa se configura como um caminho potente para essa transformação do percurso docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2019_TB347_09102024201827.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116171 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2019 "titulo" => "TECENDO COLABORATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NA UFERSA: IDENTIDADE, SABERES E PRÁTICAS" "resumo" => "Este painel objetiva analisar a formação inicial e continuada docente na UFERSA, visando a construção da identidade, saberes e práticas, a partir das vivências do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas-RN. O fio condutor dos três trabalhos é a pesquisa FORMAÇÃO e práticas de ensino, ficando assim estruturado: o primeiro artigo versa sobre a pesquisa colaborativa em diálogo com a formação inicial e continuada; o segundo trabalho problematiza como a pesquisa colaborativa ressignifica as práticas de ensino de docentes do Ensino Superior e o terceiro artigo apresenta as contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da Educação Básica. Os referenciais teórico-metodológicos que fundamentam a pesquisa: Freire (1996); Tardif (2012); Ibiapina (2016); Paiva Brasil (2010); Minayo (2001) e Zeichner (1993). A metodologia é de abordagem qualitativa e de cunho colaborativo que concilia duas dimensões da pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação continuada de professores, a partir de sessões reflexivas com as docentes da UFERSA e de uma professora de escola pública de Apodi-RN. Os resultados mais relevantes foi possibilitar visibilidade às docentes da Educação Básica e Ensino Superior de um contexto do Semi-Árido Potiguar; ficou perceptível nas narrativas das professoras a importância de sermos professoras-pesquisadoras; que é importante investir na formação inicial/ continuada do educador e que a pesquisa colaborativa se configura como um caminho potente para essa transformação do percurso docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2019_TB347_09102024201827.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }