O ensino e a aprendizagem são processos distintos, mas complementares no contexto educacional. Ambos são guiados por finalidades e escolhas, com objetivos e metodologias influenciados pela dimensão política do processo educativo. Essa interação ocorre em um contexto mais amplo, onde valores, crenças e representações orientam a experiência educacional dos estudantes e professores. Os estudos apresentados neste painel exploram, por meio do referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, os saberes, afetos e práticas de ensino e aprendizagem envolvidos no processo de alfabetização científica no contexto da Educação Básica. Integram-se elementos mentais, afetivos e socioculturais nas representações dos estudantes, abrangendo cognição, comunicação e ações que influenciam esse processo. Sob essa perspectiva, acompanhamos as pesquisas desenvolvidas no campo da didática e práticas educativas que buscam compreender as estruturas de conhecimento de alunos, professores e da própria ciência. Objetivamos, assim, subsidiar reflexões para possíveis caminhos para uma formação cidadã que forneça recursos para a compreensão do mundo e suas transformações, permitindo uma atuação crítica diante de temas relacionados à ciência e à tecnologia. As pesquisas pautadas neste painel oferecem recursos para acompanhar os processos de ensino e aprendizagem no campo das complexas relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Os resultados dessas investigações suscitam reflexões sobre os fatores socioculturais presentes nos contextos educativos. As análises sinalizam a importância da recomposição de estratégias educativas que desempenham um papel crucial para a compreensão das relações com as disciplinas escolares, a admissão de novos conhecimentos e práticas, ou mesmo a reformulação dos já existentes.