O objetivo deste texto é discutir a formação docente, relacionando-a à estesia, a partir da proposição do grupo de formação docente Crisálida Art&ducação em trans)formação, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Como objetivos específicos, visamos apresentar a proposta do projeto de extensão como dispositivo de formação docente; apontar se e de que maneira o crisálida tem afetado a prática docente de seus componentes; Destacar elementos presentes no crisálida que ampliam saberes docentes de seus participantes. Para isso, amparamo-nos em pesquisa de cunho qualitativo, utilizando dados de anotação de nossos encontros, de nossas redes sociais e um questionário aplicado aos membros do grupo. Partimos da perspectiva de uma didática crítica e sensível (d’Ávila, 2022; Duarte Jr, 2004), ludo-estética (Costa, 2022) que respeitasse e ampliasse os sentires e saberes docentes (Pimenta, 2012) desafiando a formação tecnocrática em voga com as políticas neoliberais (Veiga, 2009). Como resultados, os dados nos permitem concluir que espaços ludo-estéticos fazem a formação se tornar mais leve, mas humana, portanto política e técnica, sem ser tecnocrata, e que encontrar espaços coletivos de artistagem faz com que docentes se sintam à vontade para desafiar a lógica de desencanto que paira nos tempos atuais Palavras-chave: Formação docente, didática lúdica, didática sensível.