O desenvolvimento profissional docente, também compreendido como profissionalidade docente constitui um debate atual e relevante para educação escolar por buscar as condições articuladoras do ensino-aprendizagem, ação didática e práticas pedagógicas. A profissionalidade baseia-se nos saberes plurais e no saber-fazer do professor, interpretados na ação de ensinar. Este painel reúne três abordagens da profissão docente: mobilização de saberes, transposição didática de saberes e engajamento docente no campo da educação física. A primeira pesquisa, na perspectiva teórica do conhecimento de base para a docência, mediante uma revisão do estado da arte sobre a mobilização de saberes por professores da educação infantil, demonstrou que os saberes mais mobilizados foram os experienciais e curriculares, mas apontou déficit dos saberes disciplinares. A segunda pesquisa, na mesma perspectiva teórica, em um estudo qualitativo, caracterizado como pesquisa participante, abordou vivências no estágio curricular, interpretando como os licenciandos manifestaram as possibilidades de Transposição Didática no ambiente escolar. A terceira pesquisa, quantitativa, de natureza descritiva, propôs caracterizar o engajamento profissional de professores nas dimensões emocional, cognitiva e social com pares e estudantes. Entre os resultados, a satisfação no trabalho influenciou positivamente o engajamento docente. Em síntese, os conhecimentos produzidos nestas pesquisas nos permitem refletir acerca da mobilização e déficit dos conhecimentos de base da profissão docente em contextos da formação inicial e da intervenção profissional, bem como dos fatores que estimulam o engajamento dos professores na profissão, pois a integração destes quesitos no desenvolvimento profissional estará relacionada à eficácia e interação no ambiente profissional.