O objetivo deste estudo é investigar a relação entre as competências desenvolvidas na formação profissional em contextos acadêmicos e as competências exigidas no mercado de trabalho, dos profissionais de Administração, na Bahia, Brasil. Analisar de que modo as competências adquiridas nos contextos acadêmicos, refletem na atuação profissional e empregabilidade do Administrador. No campo teórico, procuramos compreender os conceitos de competências, e como se dá a construção de identidade social e profissional do Administrador. Mapeando políticas educacionais e políticas profissionais que regem a profissão, e a trajetória implantação do curso Administração no Brasil. Com aporte de análise descritiva de dados e indicadores de desempenho do curso e do mercado de trabalho, para o ensino superior e empregabilidade. O campo empírico da investigação será no mercado de trabalho, como sujeitos da pesquisa, administradores diplomados, no município de Feira de Santana, Bahia. Que cursaram graduação na modalidade presencial e ativos no mercado de trabalho, na baliza temporal do estudo de 2018 a 2023. Referencial teórico nas áreas de Ciências Sociais, Ciências da Educação e Sociologia das Profissões. Optamos por metodologia mista, com abordagens quantitativas, com aplicação de questionários e uso de métodos quantitativos SPSS, análise de variância (ANOVA) e teste t, na abordagem qualitativa, a técnica de recolha de dados, será inquirida com entrevistas, e Análise de Conteúdo, como técnica interpretativa e uso da ferramenta MaxQda, as abordagens ocorrerão de modo concomitante, com triangulação de dados.