O presente painel aborda a potencialidade das narrativas autobiográficas como prática de formação e como forma de produzir conhecimento em Educação. Objetiva-se ampliar reflexões e discussões no campo da formação de professores, apontando maneiras de produção e socialização de narrativas e seus contributos à constituição da profissionalidade docente, em três regiões da região Centro-Oeste, Brasil. O primeiro texto apresenta dados e indicativos sobre a inserção de professores iniciantes na rede pública de ensino, indicando como se pode propor, projetar ações que viabilizem processos de indução, a partir das necessidades formativas que eles apresentam durante o período iniciático. O segundo texto discute a potencialidade da itinerância na oferta de um minicurso sobre Língua inglesa, propiciada aos professores, da rede pública, no próprio ambiente de ensino de inglês, na perspectiva pesquisa-formação, tendo como base a escrita e a narrativa autobiográfica, no intuito de subsidiar suas necessidades formativas e implementar novas propostas para suas práticas docentes. O terceiro texto demonstra por meio das cartas pedagógicas a trajetória profissional de uma professora experiente, engajada com o contexto educativo e que deixa rastro da trajetória percorrida, o que foi fundamental para se conhecer seu desenvolvimento profissional, consequentemente suas aprendizagens na/para docência. Os textos discorrem sobre docentes da educação pública em seus processos formativos e desenvolvimento profissional. Cada artigo destaca a importância da narrativa como possibilidade de vislumbrar a complexidade dos contextos sociais e individuais, que oportuniza olhar o fenômeno sob lentes teóricas e experiências da profissionalidade e de aprendizagens da docência.