O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIÁLOGO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116405 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 1968 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIÁLOGO" "resumo" => "O painel que ora compomos traz como eixo articulador o Programa de Residência Pedagógica – PRP e as suas práticas educativas. Tal programa foi uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, aconteceu por meio de três editais subsequentes, nos períodos: 2018-2020; 2020-2022 e 2022-2024. Apresentando-se como um programa de estágio, permitiu o desenvolvimento de práticas de formação inicial e continuada, numa articulação teoria, prática e teoria ressignificada a partir do chão da sala de aula, do ambiente desafiador, cheio de boas perspectivas que é a escola, um dos lugares onde a educação se faz. As três pesquisas apresentadas são qualitativas, e, suas autoras, estão imersas nos processos que pesquisam, descrevem, posto que atuam no/com o PRP. O primeiro artigo reflete a escrita dos relatos de experiências como prática de (auto)formação do residente que, ao fazê-lo, desvela os seus conhecimentos de escrita e de leitura no rol do conjunto de conteúdos próprios à docência que foram apreendidos. Concepções que dadas à leitura pode indicar luzes e novas perspectivas de formação inicial e continuada. O segundo artigo leva a reflexão sobre a complexidade da formação docente no cenário contemporâneo, a experiência do PRP é relatada a partir do olhar da Coordenação Institucional do mesmo e analisa os textos oriundos de relatórios semestrais. O terceiro artigo, em meio a tal complexidade, apresenta o desafio de desenvolver na escola de Educação Básica e na universidade uma educação antirracista, corporificando os debates anteriores, imprimindo e defendendo uma educação decolonial." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1968_TB682_10102024192911.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE DE LUNA ALENCAR NORONHA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabelle.luna@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116405 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 1968 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIÁLOGO" "resumo" => "O painel que ora compomos traz como eixo articulador o Programa de Residência Pedagógica – PRP e as suas práticas educativas. Tal programa foi uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, aconteceu por meio de três editais subsequentes, nos períodos: 2018-2020; 2020-2022 e 2022-2024. Apresentando-se como um programa de estágio, permitiu o desenvolvimento de práticas de formação inicial e continuada, numa articulação teoria, prática e teoria ressignificada a partir do chão da sala de aula, do ambiente desafiador, cheio de boas perspectivas que é a escola, um dos lugares onde a educação se faz. As três pesquisas apresentadas são qualitativas, e, suas autoras, estão imersas nos processos que pesquisam, descrevem, posto que atuam no/com o PRP. O primeiro artigo reflete a escrita dos relatos de experiências como prática de (auto)formação do residente que, ao fazê-lo, desvela os seus conhecimentos de escrita e de leitura no rol do conjunto de conteúdos próprios à docência que foram apreendidos. Concepções que dadas à leitura pode indicar luzes e novas perspectivas de formação inicial e continuada. O segundo artigo leva a reflexão sobre a complexidade da formação docente no cenário contemporâneo, a experiência do PRP é relatada a partir do olhar da Coordenação Institucional do mesmo e analisa os textos oriundos de relatórios semestrais. O terceiro artigo, em meio a tal complexidade, apresenta o desafio de desenvolver na escola de Educação Básica e na universidade uma educação antirracista, corporificando os debates anteriores, imprimindo e defendendo uma educação decolonial." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1968_TB682_10102024192911.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE DE LUNA ALENCAR NORONHA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabelle.luna@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }