PRÁTICAS EDUCACIONAIS ENTRE TELAS: ESTESIANDO A PEDAGOGIA EAD
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116082 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCACIONAIS ENTRE TELAS: ESTESIANDO A PEDAGOGIA EAD" "resumo" => "São inúmeros os desafios enfrentados por estudantes e docentes na realização de uma formação que traga conhecimentos teóricos, mas também dialogue com a prática, de modo a orientar, ainda que minimamente, estas/estes profissionais da docência para a complexidade do cotidiano das instituições educacionais. E, se em uma formação presencial, com a possibilidade do contato visual, da escuta atenta, da atenção compartilhada, este é um processo difícil; imagina quando é realizado na modalidade à distância, separado – ou unido – por telas?! Este é o desafio que assumimos ao ministrarmos um componente curricular na graduação em Pedagogia, ofertada em parceria entre uma universidade pública do Rio de Janeiro e o consórcio Cederj. Uma disciplina que tem como objetivo relacionar arte e educação na contemporaneidade. Apostamos em caminhos que dialogam com a educação estética, na ebulição de um fazer com arte, que estesie e encante não só as práticas educacionais, mas também as/os profissionais, que extasiados, estesiam; encantados, encantam; tecendo redes que fortalecem nossa humanidade. Diante disso, temos, não só nos debruçado em escolher cuidadosa e diversificadamente os referenciais teóricos disponibilizados, como temos estruturado avaliações – presenciais e à distância – que abarcam as narrativas de vida destas/destes estudantes, colocando seus sentidos e emoções em cena, como pilares importantes no/do processo de construção de conhecimento. Temos experienciado uma formação encarnada, que visa reconhecer as identidades e os percursos trilhados pelas/pelos discentes até aqui, compreendendo que essas/esses sujeitas/os são um corpo e não apenas dados em uma plataforma." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID366_TB212_09102024225507.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE DANTAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michaduda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116082 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCACIONAIS ENTRE TELAS: ESTESIANDO A PEDAGOGIA EAD" "resumo" => "São inúmeros os desafios enfrentados por estudantes e docentes na realização de uma formação que traga conhecimentos teóricos, mas também dialogue com a prática, de modo a orientar, ainda que minimamente, estas/estes profissionais da docência para a complexidade do cotidiano das instituições educacionais. E, se em uma formação presencial, com a possibilidade do contato visual, da escuta atenta, da atenção compartilhada, este é um processo difícil; imagina quando é realizado na modalidade à distância, separado – ou unido – por telas?! Este é o desafio que assumimos ao ministrarmos um componente curricular na graduação em Pedagogia, ofertada em parceria entre uma universidade pública do Rio de Janeiro e o consórcio Cederj. Uma disciplina que tem como objetivo relacionar arte e educação na contemporaneidade. Apostamos em caminhos que dialogam com a educação estética, na ebulição de um fazer com arte, que estesie e encante não só as práticas educacionais, mas também as/os profissionais, que extasiados, estesiam; encantados, encantam; tecendo redes que fortalecem nossa humanidade. Diante disso, temos, não só nos debruçado em escolher cuidadosa e diversificadamente os referenciais teóricos disponibilizados, como temos estruturado avaliações – presenciais e à distância – que abarcam as narrativas de vida destas/destes estudantes, colocando seus sentidos e emoções em cena, como pilares importantes no/do processo de construção de conhecimento. Temos experienciado uma formação encarnada, que visa reconhecer as identidades e os percursos trilhados pelas/pelos discentes até aqui, compreendendo que essas/esses sujeitas/os são um corpo e não apenas dados em uma plataforma." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID366_TB212_09102024225507.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE DANTAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michaduda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }