A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA ELABORAÇÃO E REELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116388 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA ELABORAÇÃO E REELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O painel sintetiza os resultados de investigações acerca das contribuições formativas da elaboração e reelaboração de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para os conceitos de equação e função, desenvolvidas na espacialidade de formação a qual se denomina Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis. Se alicerçando nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, organizou-se experimentos formativos, e suas ações envolvem aproximadamente trinta (30) licenciandos em Matemática entre 2022 e 2024/1. Os estudos desenvolvidos revelam que a elaboração e reelaboração da SDA acerca do conceito de equação, bem como a elaboração da SDA do conceito de função permitiu aos futuros professores compreenderem que os conceitos matemáticos são oriundos das necessidades humano-sociais, bem como indica a necessidade de se adotar tal perspectiva que considera o movimento lógico-histórico na organização do ensino, visto que, tanto alunos da Educação Básica, quanto os licenciandos podem atribuir novos sentidos e significados ao objeto a partir da compreensão das necessidades que o geraram. Em síntese, os textos que compõem este painel, indicam que o processo de elaboração e reelaboração das SDAs oferecem condições para a apropriação dos elementos constituintes da Atividade Pedagógica, bem como para o entendimento das gêneses dos conceitos matemáticos postos em estudo." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID68_TB650_10102024114112.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUKAS ADRIEL FRANCISCO ALVES" "autor_nome_curto" => "LUKAS ADRIEL" "autor_email" => "lukasadriel1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116388 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA ELABORAÇÃO E REELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O painel sintetiza os resultados de investigações acerca das contribuições formativas da elaboração e reelaboração de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para os conceitos de equação e função, desenvolvidas na espacialidade de formação a qual se denomina Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis. Se alicerçando nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, organizou-se experimentos formativos, e suas ações envolvem aproximadamente trinta (30) licenciandos em Matemática entre 2022 e 2024/1. Os estudos desenvolvidos revelam que a elaboração e reelaboração da SDA acerca do conceito de equação, bem como a elaboração da SDA do conceito de função permitiu aos futuros professores compreenderem que os conceitos matemáticos são oriundos das necessidades humano-sociais, bem como indica a necessidade de se adotar tal perspectiva que considera o movimento lógico-histórico na organização do ensino, visto que, tanto alunos da Educação Básica, quanto os licenciandos podem atribuir novos sentidos e significados ao objeto a partir da compreensão das necessidades que o geraram. Em síntese, os textos que compõem este painel, indicam que o processo de elaboração e reelaboração das SDAs oferecem condições para a apropriação dos elementos constituintes da Atividade Pedagógica, bem como para o entendimento das gêneses dos conceitos matemáticos postos em estudo." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID68_TB650_10102024114112.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUKAS ADRIEL FRANCISCO ALVES" "autor_nome_curto" => "LUKAS ADRIEL" "autor_email" => "lukasadriel1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }