Esse painel tem como foco a identidade profissional docente em diferentes abordagens. Reúne pesquisas que se debruçaram de algum modo a investigar esse aspecto fundamental da formação docente. Constituir-se professor é um processo, que perpassa diferentes etapas e que se reconfigura no decorrer da trajetória profissional, pois não é algo pronto e acabado, compreensão essa que tem como base teórica estudos de Pimenta (1999). Os três trabalhos que compõem esse painel abordam a questão da identidade docente desde a formação inicial até o contexto do ensino superior. O primeiro deles analisa pesquisas sobre profissionalização, identidade e formação docente produzidas no período de 2018 a 2022, no intuito de revelar tendências. A segunda pesquisa se debruça sobre Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação e constituição da identidade docente de licenciandos em Pedagogia. A terceira discute o processo de construção da identidade profissional docente de formadores de professores atuantes em um curso de Licenciatura em Química, no período de 2009 a 2019. Desse modo, a identidade docente é pensada em diferentes abordagens. Contrariamente a diferentes preconcepções acerca da formação e da prática docente, os estudos sobre a identidade docente evidenciam sua característica de construção, ou seja, não sendo algo pronto e acabado, mas que se faz a partir da influência de vários aspectos, quais sejam: a formação, a prática, os saberes compartilhados, a subjetividade nesse processo, que diz sobre como cada um dá sentido e reconfigura sua experiência profissional.